Dom Vicente se reúne em bate-papo com a juventude

A juventude da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) se reuniu na manhã deste sábado, 29 de abril, para ter um bate-papo com dom Vicente de Paula, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e referencial para a juventude. O encontro contou com a participação de cerca de 120 jovens, que representam as expressões juvenis da Rensa.

Conduzida pelo tema “Caminho de Emaús”, a reunião buscou apresentar as pastorais, grupos, novas comunidades, congregações e movimentos da Juventude Rensa a dom Vicente, para que o bispo conhecesse o trabalho desenvolvido pelas lideranças juvenis na Região.

O encontro foi um momento de articulação e integração dos jovens, que tiveram a oportunidade de falar sobre a realidade das juventudes nas paróquias, expressarem suas opiniões, comentarem sobre os desafios que enfrentam, trocarem experiências e construírem um diálogo em comunhão com a Rensa, com a Arquidiocese de Belo Horizonte e com o Papa Francisco.

Durante o encontro, dom Vicente, ressaltou que “se ainda esperamos alguma mudança em nossa sociedade, essa mudança vem dos pequenos, que são vocês, jovens”.

Dom Vicente iniciou o bate-papo jovem com a indicação do livro “Deus é jovem”, do Papa Francisco, que orientou o encontro. O bispo auxiliar leu trechos do livro e apontou alguns temas para debater com os jovens, como questões sobre a vida cristã, a sociedade do descarte, o acúmulo de dinheiro, a vaidade, a depressão, dentre outras dificuldades que os jovens enfrentam tanto nas paróquias quanto na sociedade.

Por fim, o coordenador do encontro apresentou o calendário da Juventude Rensa deste ano e falou sobre a importância dos jovens levarem o conteúdo que aprenderam para as suas comunidades e das expressões juvenis da Região a caminharem juntas.