Dom Vicente Ferreira conduz momento de oração e partilha do Conselho Pastoral Regional da Rensa

Os membros do Conselho Pastoral Regional da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) se reuniram para um encontro no sábado, 5 de setembro, na Cúria Regional de Contagem. Estiveram presentes na reunião o bispo auxiliar da Rensa, dom Vicente Ferreira, o vigário episcopal da Região, padre Jean Aguiar, MSC, o vigário episcopal para a ação pastoral, padre Joel Maria, os vigários forâneos, padres assessores e os representantes de pastorais, movimentos de evangelização, paróquias e foranias. A reunião foi realizada de acordo com as medidas de prevenção ao Covid-19 e orientações dos órgãos de saúde.

O Conselho teve início com uma oração conduzida pelo padre Jean e foi feito um momento de reflexão e escuta da Palavra de Deus. Na ocasião, dom Vicente falou sobre a importância de sempre agradecer a Deus e de cada um dar o melhor de si no serviço pastoral.

Durante o encontro, o padre Joel Maria falou sobre o Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra, da Arquidiocese de Belo Horizonte, pontuou ações que estão sendo realizadas e comentou sobre a importância de cada instância – Região Episcopal, Forania e Paróquia, para que seja possível cumprir a missão assumida. Os integrantes do Conselho receberam o plano pastoral da Rensa e refletiram sobre novas possibilidades de evangelização em cada uma das quatro casas do Projeto – Casa da Palavra, Casa do Pão, Casa da Caridade e Casa da Missão.

Ao falar sobre o documento Evangelização Missionária: um novo tempo, que contem as orientações para a retomada das missas presenciais e atividades de evangelização na Arquidiocese de Belo Horizonte, o bispo auxiliar da Rensa reforçou a importância da Igreja sempre se reinventar e dos cristãos continuarem a assumir a responsabilidade do cuidado com o outro. Esse também foi um momento oportuno para que os conselheiros pastorais partilhassem suas experiências e desafios deste novo tempo.

Na reunião do conselho, ainda foram apresentados os padres que vão atuar como assessores das pastorais, grupos e movimentos da Região Episcopal e dom Vicente ressaltou a importância da participação dos cristãos leigos nas eleições municipais.

Por fim, o coordenador do Setor de Pastoral Social e Política da Rensa, Wagner José, falou sobre a iniciativa Solidariedade em Rede, que já atendeu mais de 13 mil pessoas na Região através de doação de cestas básicas e atendimento jurídico e psicológico. O Conselho Pastoral foi encerrado com a benção do bispo aos participantes.