Os padres da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) se reuniram na Assembleia Regional do Clero nesta terça-feira, 29 de setembro, na Paróquia Cristo Redentor, em Belo Horizonte. O bispo referencial da Rensa dom Vicente Ferreira conduziu o momento de espiritualidade e partilha, junto com o padre Jean Aguiar, MSC, vigário episcopal da Região, e o padre Joel Maria, vigário episcopal do Vicariato para Ação Pastoral.
O encontro teve início com um momento de oração conduzido pelo padre frei Rodrigo, que rezou a Liturgia das Horas. Em seguida, dom Vicente deu as boas vindas a todos os presentes e agradeceu o trabalho evangelizador que realizam nas paróquias.
Na ocasião, o padre Joel falou sobre o Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra e apresentou o organograma da Arquidiocese de Belo Horizonte e os projetos realizados pelos vicariatos. Também comentou sobre o documento Evangelização Missionária: um novo tempo, que trata das orientações e critérios para a retomada das celebrações nos templos da Arquidiocese de Belo Horizonte.
E, ao abordar a realidade da Arquidiocese no contexto da pandemia do Covid-19, o padre Joel destacou a importância da Pastoral da Comunicação no processo de evangelização e da construção de uma rede de solidariedade, articulada pelo Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental (VEASPAM).
Ainda na Assembleia, o vigário episcopal da Rensa apresentou os padres assessores que vão acompanhar as pastorais e movimentos da Região e falou sobre os projetos realizados nas foranias e na Região Episcopal.
Os sacerdotes presentes também tiveram a oportunidade de partilhar seus desafios e experiências, principalmente no contexto de pandemia e isolamento social. E dom Vicente convidou os padres a refletirem sobre a realidade que vivem e a construir um espaço de escuta e diálogo.
Ao final da Assembleia, Wagner José, articulador do Setor de Pastoral Social, Política e Ambiental da Rensa, apresentou os projetos do VEASPAM e agradeceu o apoio das paróquias à iniciativa Solidariedade em Rede, que é um caminho oportuno para o amparo aos irmãos em situação de vulnerabilidade social. O encontro foi realizado de acordo com as medidas de prevenção ao Covid-19 e orientações dos órgãos de saúde e foi encerrado com a benção de dom Vicente.