Dom Vicente Ferreira conduz momento de espiritualidade em Assembleia Regional do Clero da Rensa

Os padres da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) se reuniram na Assembleia Regional do Clero nesta terça-feira, 29 de setembro, na Paróquia Cristo Redentor, em Belo Horizonte. O bispo referencial da Rensa dom Vicente Ferreira conduziu o momento de espiritualidade e partilha, junto com o padre Jean Aguiar, MSC, vigário episcopal da Região, e o padre Joel Maria, vigário episcopal do Vicariato para Ação Pastoral.

O encontro teve início com um momento de oração conduzido pelo padre frei Rodrigo, que rezou a Liturgia das Horas. Em seguida, dom Vicente deu as boas vindas a todos os presentes e agradeceu o trabalho evangelizador que realizam nas paróquias.

Na ocasião, o padre Joel falou sobre o Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra e apresentou o organograma da Arquidiocese de Belo Horizonte e os projetos realizados pelos vicariatos. Também comentou sobre o documento Evangelização Missionária: um novo tempo, que trata das orientações e critérios para a retomada das celebrações nos templos da Arquidiocese de Belo Horizonte.

E, ao abordar a realidade da Arquidiocese no contexto da pandemia do Covid-19, o padre Joel destacou a importância da Pastoral da Comunicação no processo de evangelização e da construção de uma rede de solidariedade, articulada pelo Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental (VEASPAM).

Ainda na Assembleia, o vigário episcopal da Rensa apresentou os padres assessores que vão acompanhar as pastorais e movimentos da Região e falou sobre os projetos realizados nas foranias e na Região Episcopal.

Os sacerdotes presentes também tiveram a oportunidade de partilhar seus desafios e experiências, principalmente no contexto de pandemia e isolamento social. E dom Vicente convidou os padres a refletirem sobre a realidade que vivem e a construir um espaço de escuta e diálogo.

Ao final da Assembleia, Wagner José, articulador do Setor de Pastoral Social, Política e Ambiental da Rensa, apresentou os projetos do VEASPAM e agradeceu o apoio das paróquias à iniciativa Solidariedade em Rede, que é um caminho oportuno para o amparo aos irmãos em situação de vulnerabilidade social. O encontro foi realizado de acordo com as medidas de prevenção ao Covid-19 e orientações dos órgãos de saúde e foi encerrado com a benção de dom Vicente.