Dom Vicente é nomeado bispo diocesano de Livramento de Nossa Senhora (BA)

O bispo auxiliar dom Vicente de Paula Ferreira foi nomeado bispo diocesano de Livramento de Nossa Senhora (BA), nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, pelo Papa Francisco. Dom Vicente será o sucessor de dom Armando Bucciol, que teve o pedido de renúncia acolhido pelo Papa Francisco também nesta quarta.

O arcebispo dom Walmor agradece a dom Vicente, destacando a sua dedicação a muitos trabalhos da Arquidiocese de Belo Horizonte, especialmente à Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser).

A presidência da CNBB Também publicou mensagem de saudação a dom Vicente Ferreira:

Saudação a dom Vicente de Paula Ferreira

Estimando dom Vicente,

Recebemos com muita alegria, nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, a notícia de sua nomeação, feita pelo Papa Francisco, como novo bispo da diocese de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia.

Para saudar-lhe gostaríamos de recordar as palavras do Papa Francisco em uma de suas Audiências Gerais sobre a catequese e a paixão pela evangelização.  Nela, o Papa nos diz que o anúncio de Jesus sempre deve comunicar o deslumbramento do encanto da graça.

É neste ensejo que recordamo-lhes de que não podemos falar de Jesus sem alegria, porque a fé é uma história maravilhosa de amor que se deve partilhar; se falta a alegria, o Evangelho não passa, porque este – como indica o significado grego da palavra – é Boa-Nova, anúncio de alegria.

Por isso, desejamos que, em sua nova missão, Jesus o ajude a anunciá-lo como Ele deseja, comunicando alegria, libertação, luz, saúde e deslumbramento a todos, a começar pelos pobres.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Dom Vicente de Paula Ferreira

O bispo auxiliar dom Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R é doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com estágio pós-doutoral em Teologia, na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). É graduado em Filosofia pela UFJF e em Teologia pela FAJE. Autor de várias obras, integrante da Sociedade de Estudos Psicanalíticos de Juiz de Fora, foi formador de estudantes redentoristas de Teologia em Belo Horizonte.

Tornou-se religioso da Congregação Redentorista, na Província do Rio de Janeiro, em 1992. Ordenou-se sacerdote em 1996. Na Congregação Redentorista, dedicou-se à Província do Rio, Minas e Espírito Santo. Foi promotor vocacional, formador, vigário paroquial, participou de importantes trabalhos missionários e, por quase uma década, exerceu o ministério de Provincial da Congregação.

Dom Vicente nasceu em Alegre (ES), no dia 27 de outubro de 1970. O Papa Francisco o nomeou bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte no dia 8 de março de 2017. A ordenação episcopal foi celebrada no dia 27 de maio do mesmo ano, no Santuário Arquidiocesano São José, Centro de Belo Horizonte.