Rensa: Dom Vicente conduz momento de espiritualidade e partilha com agentes da Pascom

Na segunda-feira, dia 31 de agosto, dom Vicente Ferreira conduziu momento de fé e partilha com os agentes da Pascom das paróquias da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa). Organizado pela coordenadora da Pascom da Rensa, Thaís Milani, o encontro abordou a espiritualidade do comunicador e a importância da atuação da pastoral, principalmente, durante esse período de pandemia e isolamento social.

O encontro teve início com um momento de espiritualidade conduzido por dom Vicente, que destacou quatro importantes aspectos da comunicação. O primeiro se refere a auto comunicação divina; o segundo é o aspecto humano; o terceiro diz respeito à presença comunicadora na casa comum e o quarto corresponde ao compromisso cristão de dar voz àqueles que geralmente não a tem na sociedade e mídia tradicional.

Nesse contexto, o bispo falou sobre a necessidade de promover uma comunicação humana e sobre a importância da Pastoral da Comunicação nas comunidades de fé, destacando que a Pascom tem tido um papel de sustentação da Igreja durante esse período de isolamento social. Dom Vicente disse ainda que é fundamental se reinventar e construir caminhos para fortalecer as redes de comunicação existentes.

Na ocasião, os agentes de Pascom também compartilharam suas experiências, alegrias e desafios enquanto agentes pastorais. Dentre os desafios apontados pelos comunicadores se destacam a questão da inclusão digital e o planejamento e produção de conteúdo capaz de despertar o interesse nos diversos públicos. E, dentre as alegrias, estão o reconhecimento da Pastoral da Comunicação, a oportunidade de proporcionar momentos de espiritualidade aos fiéis e a possibilidade de ampliar a evangelização das paróquias. Ao final do encontro, dom Vicente deu a benção e reforçou o convite para que os agentes pastorais sejam comunicadores do amor na Casa comum.