Dom Vicente celebra Missa em comunidade de Piedade dos Gerais

O bispo auxiliar dom Vicente de Paula Ferreira, referencial para o Vicariato Episcopal para a Ação Missionária no Vale do Paraopeba, celebrou a Eucaristia com fiéis que vivem na comunidade Vale da Imaculada Conceição, localizada em Piedade dos Gerais, Região Metropolitana de Belo Horizonte, dia 21 de dezembro.

A comunidade é um pequeno distrito onde residem muitas famílias cristãs católicas. Durante a Missa, dom Vicente se dedicou a uma catequese sobre Maria, a Mãe de Deus, inspirado neste tempo do Natal. O Bispo Auxiliar destacou que a Nossa Senhora não hesitou ao oferecer o seu “sim” ao plano de Deus e, assim, concebeu Jesus, o Salvador da humanidade.

Dom Vicente disse aos fiéis que no coração de cada pessoa deve estar o exemplo missionário de Maria, ressaltando a devoção à Padroeira de Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade. O Bispo Auxiliar convidou todos os participantes da Celebração para peregrinarem ao Santuário Basílica da Mãe Padroeira de todos os mineiros, no alto da Serra da Piedade.

Durante a homilia, foi destacado também o Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra, da Arquidiocese de Belo Horizonte, fruto da 5ª Assembleia do Povo de Deus. A presença de dom Vicente, que é  referencial do Vicariato para a Ação Missionária do Vale do Paraopeba,  alegrou o coração de todos que vivem no pequeno povoado, pois há mais de 30 anos não era celebrada Missa por um bispo no local.

Instituído a partir do Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra, fruto da 5ª Assembleia do Povo de Deus, o Vicariato para a Ação Missionária no Vale do Paraopeba fortalece a presença missionária da Igreja neste território que integra a Arquidiocese de Belo Horizonte. O Vale do Paraopeba é caracterizado por seu contexto rural, com paróquias historicamente importantes, que reúnem muitas igrejas barrocas.