“Dom Serafim fez de sua vida uma oferta”: Dom Walmor celebra Missa em homenagem ao Cardeal

O Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem acolheu a Missa em memória do Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo, que completaria 100 anos neste 13 de agosto. O Cardeal, que foi o terceiro arcebispo na história da Arquidiocese de Belo Horizonte,  faleceu no dia 8 de outubro  de 2019. Para celebrar a memória de dom Serafim, a Arquidiocese de Belo Horizonte vive uma programação especial ao longo de um ano, iniciada com a Celebração Eucarística desta terça-feira, presidida pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, concelebrada pelo bispo auxiliar dom Júlio César Gomes Moreira, pelo reitor do Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia, padre José Júnior,  sacerdotes da Arquidiocese de Belo Horizonte, seminaristas, religiosos, familiares de dom Serafim e muitos evangelizadores leigos.

De modo reverente à memória de dom Serafim, o arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, durante a homilia,  destacou que a Arquidiocese de Belo Horizonte vivencia a programação em homenagem ao Cardeal para reavivar a gratidão. “O cardeal dom Serafim fez de sua vida uma oferta. Por isso entrou para a hhistória”.

Conforme disse dom Walmor, precisamos nos voltar às figuras  importantes, de modo reverente, contemplando suas realizações, para darmos continuidade à história que é permanentemente construída. “O cardeal dom Serafim fez de sua vida uma oferta. Por isso entrou para a história”, afirmou dom Walmor, acrescentando: “Um caminho feito com amor, sacrifícios, vencendo desafios e obstáculos”.

Ao dizer que o cardeal dom Serafim está na presença de Deus,  na luz do seu amor, dom Walmor concluiu: “Celebrar, ao longo do ano, o centenário do nascimento de dom Serafim é se enriquecer, iluminando o coração da Arquidiocese”. Oportunidade para reavivar na memória outros personagens ilustres, explicou o Arcebispo, citando dom Antônio dos Santos Cabral, primeiro arcebispo,  e dom João Resende Costa,  segundo arcebispo na história da Arquidiocese.

A abertura do ano celebrativo dedicado à memória de dom Serafim, segundo dom Walmor, enriqueceu o oitavo dia da Novena em preparação para a Festa da Padroeira de Belo Horizonte, Nossa Senhora da Boa Viagem, que será vivida no dia 15 de agosto.

Antes da bênção final, em nome da família, o irmão de dom Serafim, Eustáquio Araújo, expressou gratidão pela homenagem, brevemente retomando a trajetória do Cardeal. A Missa foi concluída com uma bonita apresentação cultural.