Dom Otacílio celebra Missa da Ceia do Senhor no bairro Milionários

Dom Otacílio Ferreira de Lacerda, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, celebrou a Missa da Ceia do Senhor e o rito do Lava-pés na Paróquia São José e São Gabriel Passionista, no bairro Milionários, na noite de quinta-feira, 13 de abril.

A igreja estava repleta de fiéis e dom Otacílio lavou os pés de doze crianças, repetindo o gesto de Jesus que, na última ceia, lavou os pés dos doze apóstolos.

Dom Otacílio recordou que na Quinta-feira Santa a Igreja celebra a abertura do tríduo pascal, recordando a instituição do sacerdócio, durante a manhã. À noite, a Igreja celebra a instituição da Eucaristia e do novo mandamento de Jesus Cristo: o mandamento do amor. “Quando vemos a Eucaristia, vemos Jesus. É o alimento de nossa vida”, explicou o Bispo Auxiliar. Sobre o mandamento do amor, dom Otacílio fez referência ao gesto de Jesus, que lavou os pés dos discípulos, uma lição para todos. “A vida, quando norteada pelo mandamento do amor, é um permanente ‘lava-pés’. Lavar os pés uns dos outros é fazer o melhor que puder, em casa, no trabalho, nos muitos serviços da Igreja”.

Ao recordar a instituição do sacerdócio, dom Otacílio pediu para que todos rezem pelos padres da Arquidiocese de Belo Horizonte. Na conclusão de sua homilia, dom Otacílio orientou os fiéis a recordem de três palavras que sintetizam a Quinta-feira Santa: Eucaristia, amor e serviço. Ao final da celebração, uma procissão levou o Santíssimo Sacramento para a capela. Dom Otacílio e os fiéis vivenciaram um momento de adoração ao Santíssimo.