Dom Nivaldo visita Ceresp de Betim junto com a Pastoral Carcerária da Rensa

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte dom Nivaldo Ferreira, referencial da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), e representantes da Pastoral Carcerária da Rensa visitaram o Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp), em Betim, na terça-feira, 17 de agosto. Participaram da visita a Irmã Maria Nieves Fonseca, o diácono Oscar de Castro – assessores da Pastoral Carcerária na Região -, e o agente da Pastoral, Wagner de Alencar. A visita foi acompanhada pelo diretor do Ceresp, Paulo Henrique.

O encontro inaugura a reabertura das visitas presenciais ao Ceresp, após a interrupção  devido a pandemia da Covid-19. Na ocasião, foi vivenciado um momento de oração e escuta com os detentos. Segundo dom Nivaldo, a Pastoral Carcerária é ação da “Igreja em saída”. “Neste momento de pandemia, exige de cada um de nós retomarmos nossa força, para irmos ao encontro do outro, principalmente do último, daquele que é marginalizado”, afirmou. O Bispo fez uma reflexão: “Que este tempo de exigência e cuidado nos ilumine como Maria, que apressadamente transpôs as montanhas e foi até a Judeia. Assim nós também devemos nos apressar para ir ao encontro daqueles que podem nos fazer refletir o rosto de Cristo”.

Com o lema “Estive preso e vieste me visitar” (Mt 25, 36), a Pastoral Carcerária se dedica às pessoas presas e a suas famílias, buscando ser a presença de Cristo e da Igreja no sistema prisional, promovendo o respeito à dignidade humana, o serviço de escuta, acolhida e o anúncio do Evangelho.