Dom Nivaldo dos Santos Ferreira foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte, em solenidade realizada no plenário da Câmara Municipal, nesta quinta-feira, dia 7 de agosto.
Durante a cerimônia, o arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo ressaltou a importância de dom Nivaldo para toda a Igreja: “Alegro-me com sua trajetória. Este caminho é cheio de muitas conquistas, beleza e riqueza espirituais. Alegro-me com seu ministério, com sua missão e com o trabalho que faz, de modo incansável”, ressaltou o Arcebispo.
Após ouvir a partilha dos amigos, dom Nivaldo se emocionou e falou sobre seus vínculos com Belo Horizonte, cidade que integra a sua história, desde os seus tempos de seminário.
“Sinto-me com o coração emocionado e agradecido. Reconheço que tive incríveis oportunidades de viver com qualidade em Belo Horizonte, abraçado por tantos padres. Primeiro, meus formadores, depois, meus colegas, depois, muitos alunos e formandos, e hoje, muitos amigos. Abraçado, acolhido e acompanhado pelos meus dois amados arcebispos. Cardeal dom Serafim, que me ordenou diácono e padre, e dom Walmor Oliveira de Azevedo, que me ordenou bispo. Por irmãos e irmãs, evangelizadores e evangelizadoras que estão aqui na minha frente e que amo profundamente, porque se tornaram meus amigos, minhas amigas, pessoas das quais eu nunca mais quero me separar”.
Dom Nivaldo nasceu em Barbacena (MG), ingressou no seminário aos 13 anos. Foi ordenado presbítero no dia 18 de maio de 1996, na Paróquia São Sebastião, no Barro Preto, em Belo Horizonte, e ordenado bispo auxiliar de Belo Horizonte no dia 11 de fevereiro de 2021, no contexto das celebrações pelo centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Dentre suas frentes de trabalho, dom Nivaldo orienta pastoralmente a Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), que integra os municípios de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Esmeraldas, Ibirité e Sarzedo.