Dom Nivaldo preside Assembleia do Clero da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e referencial da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), dom Nivaldo Ferreira, presidiu a Assembleia do Clero da Região, junto com o vigário episcopal padre Dinamar Gomes, na terça-feira, dia 28 de setembro, na Paróquia Cristo Redentor, em Belo Horizonte. O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, também partilhou reflexões com o clero da Região e apontou que a Igreja e a sociedade vivem um momento de reconstrução. O Arcebispo ressaltou a importância e o desafio de ser, cada vez mais, uma Igreja de comunhão e de participação.

O encontro começou com um momento de oração conduzido pelo frei Rodrigo Antônio, OSA, que assessora a Liturgia da Rensa. Em seguida, dom Nivaldo acolheu os sacerdotes e pontuou sobre o desafio de rever o agir o pastoral.

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte dom Geovane Luís falou sobre Catequese e Liturgia. Partindo da perspectiva do Papa Francisco, o Bispo destacou que missão, catequese, liturgia e serviço devem caminhar juntos e reforçou a importância de se ter uma visão unitária da ação evangelizadora da Igreja.

O vigário episcopal para Ação Pastoral padre Joel Maria apresentou o tema da sinodalidade como um direcionamento do Papa Francisco para a “Igreja em saída” e ressaltou a necessidade de se construir uma Igreja de comunhão e participação.