Dom Nivaldo Ferreira se reúne com vice-prefeita de Betim em iniciativa para fortalecer as ações sociais

Dom Nivaldo dos Santos Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte referencial para a Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), e o padre Flávio Ramos, responsável pelo Setor Social da Região, reuniram-se com a vice-prefeita de Betim, Cleusa Lara, e sua equipe, na terça-feira, 29 de junho. O encontro foi oportunidade para conversar sobre trabalho conjunto, com o propósito de fortalecer as ações sociais.

A iniciativa acontece após reunião presidida pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, no dia 22 de junho, com prefeitos, secretários municipais e autoridades de municípios com presença missionária da Arquidiocese de Belo Horizonte, com o objetivo de buscar solução para o problema da fome que tem se agravado, ameaçando muitas famílias neste tempo de pandemia.  A reunião congregou também os bispos auxiliares da Arquidiocese e representantes do Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental.

“Queremos e precisamos, unidos, buscar possíveis e arrojadas iniciativas de políticas públicas para a segurança alimentar e o combate à fome, e fomentar mais iniciativas da Arquidiocese de Belo Horizonte, com suas 285 paróquias, também de outras Igrejas e da sociedade civil, para fazer frente a esta grave e urgente situação”, enfatizou o Arcebispo.

Durante o encontro, que teve a moderação do bispo auxiliar dom Joaquim Mol, foi estabelecido que o  grupo de trabalho criado pela Arquidiocese identificará as melhores formas de atuação, junto com cada prefeitura, para o enfrentamento da carência alimentar. O objetivo é proteger o direito fundamental à alimentação. Os participantes, representando o poder público de 20 dos 28 municípios com presença missionária da Arquidiocese, compreenderam que é necessária uma convergência de forças entre prefeituras, Igreja e sociedade.