Dom Nilvado celebra Missa no Santuário Arquidiocesano São Paulo da Cruz

O bispo auxiliar de Belo Horizonte e referencial da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), dom Nivaldo Ferreira, presidiu, na segunda-feira (18), Missa que relembrou a passagem de São Paulo da Cruz para a glória eterna. O ato litúrgico foi celebrado no Santuário Arquidiocesano São Paulo da Cruz – Barreiro, Belo Horizonte, que está sob os cuidados dos padres passionistas, congregação que nasceu a partir do testemunho de fé de São Paulo da Cruz.

Conheça a história de São Paulo da Cruz

Paulo Francisco nasceu em 3 de janeiro de 1694 na cidade de Ovada, na Itália. De família católica, desde criança demonstrava interesse por livros que contavam narrativas sobre os santos e sentia-se especialmente entusiasmado pela vida dos eremitas. Também conseguiu reunir vários amigos para meditarem sobre a Paixão de Cristo. Todas essas experiências espirituais ajudaram no amadurecimento de sua vocação para a vida consagrada.

São Paulo da Cruz fundou Congregação dos missionários Passionistas, em 1720 na Itália. Ele descobriu na Paixão de Jesus Cristo “a maior e a mais admirável obra do amor divino” e a revelação do poder de Deus, que elimina a força do mal com a ressurreição. A congregação vive em comunidade fraterna, disposto a anunciar o Evangelho de Jesus Cristo aos homens e às mulheres do nosso tempo.

Aos 78 anos, depois de uma vida inteira dedicada à evangelização, já desenganado, pediu a bênção do Papa Pio VI. Melhorou e viveu por mais três anos. Faleceu em 1775, aos 81 anos, vendo os frutos de sua missão começarem a se espalhar pelo mundo. O processo de canonização ocorreu em 1867.