Dom Mol à frente da PUC Minas no próximo triênio

O Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e grão-chanceler da PUC Minas, dom Walmor Oliveira de Azevedo, iniciou a cerimônia de nomeação da direção da Universidade para os próximos três anos, chamando a atenção para os bons resultados do último triênio sob o comando de dom Joaquim Mol como reitor, e de toda sua equipe: “um período de muitos êxitos, de conquistas importantes, com marcas muito próprias e enriquecedoras para a história da Pontifícia Universidade”.

A solenidade de nomeação do reitor, professor dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, para mais um mandato de três anos, até 1º de agosto de 2013, foi realizada nesta terça-feira, 3 de agosto, com a presença da vice-reitora, professora Patrícia Bernardes, e membros da administração superior da PUC Minas.

A programação da cerimônia incluiu um momento dedicado à oração para reflexão e agradecimento. Em seguida, o Arcebispo falou sobre o empenho de dom Mol, destacou sua capacidade de conciliar a gestão da PUC com as atividades de bispo auxiliar e reafirmou sua confiança nos bons resultados do próximo triênio.

O Arcebispo lembrou, ainda, a missão e a identidade católica da Universidade, recomendando que “o tesouro dessa identidade seja um grande tempero” para todas as ações corporativas e acadêmicas, um instrumento da Igreja na sua missão evangelizadora, a serviço de uma sociedade mais justa e fraterna. “De modo muito especial, esperamos que a PUC Minas consolide a sua vocação e a sua missão em suas ações, na formação de jovens, de profissionais competentes, que possam estar presentes na política, na ação social, na produção de cultura de maneira muito decisiva, realizando, assim, essa tarefa enorme que a Igreja tem de tornar a sociedade melhor”.

Durante a assinatura do ato de nomeação, dom Mol fez uma reflexão sobre sua gestão: “Não temos dúvida de que a identidade católica da PUC Minas está melhor definida, bem como a conservação de sua qualidade como universidade”.

O bispo auxiliar ressaltou alguns pontos da sua administração à frente da PUC Minas. Entre eles, a implantação de oito cursos de graduação e um de tecnologia, a aprovação de quatro programas stricto sensu, o crescimento significativo da pesquisa, a correta prática da extensão vinculada aos cursos – foram realizadas mais de 300 ações extensionistas, gerando a nota 5 em responsabilidade social pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, lembrou que foram feitas mudanças na estrutura da Universidade, diminuindo pró-reitorias, diretorias e secretarias. “Esses três anos de gestão serviram para confirmar alguns pontos. Primeiro, confirmar a importância de uma gestão clara, transparente, mais moderna, contemporânea, para que a instituição possa ter a leveza necessária para caminhar. Segundo, reafirmar que a Universidade só existe em função de sua finalidade, que é a formação profissional de alunos, a graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão. E em terceiro lugar, que a Universidade possa cumprir sua missão maior, que é a de ser um espaço de cultivo dos valores cristãos no campo da educação e profissional, porque ela é pontifícia e é católica”.

Administração Superior da PUC Minas no próximo triênio

Dom Mol falou sobre a responsabilidade e alegria de estar à frente da direção da PUC Minas e agradeceu a todos os professores, funcionários e alunos da Instituição pelas conquistas e realizações do primeiro triênio de sua gestão. O bispo auxiliar e reitor da PUC Minas fez um relato sobre os trabalhos desenvolvidos e metas que continuarão sendo trabalhadas e alguns dos desafios a serem enfrentados. Na oportunidade, dom Mol anunciou para a comunidade acadêmica alterações em cargos da Administração Superior da Universidade. Foram anunciados os seguintes nomes:

Pró-reitor de Recursos Humanos: professor Sérgio Silveira Martins
Pró-reitor Adjunto de Arcos: professor Jorge Sundermann
Secretário Geral: professor Ronaldo Rajão Santiago.
Diretor de Educação Continuada (IEC/Prepes): professor Alexandre Rezende Guimarães
Consultora Jurídica:  professora Natália de Miranda Freire
Diretora Acadêmica Campus de Arcos: professora Luciana da Silva Costa