Dom Luiz participa de celebração no Santuário São Paulo da Cruz

As comunidades de fé do Santuário São Paulo da Cruz, que fica no Barreiro, em Belo Horizonte, encenaram o encontro de Jesus, o Senhor dos Passos, e sua Mãe, Nossa Senhora das Dores. O momento especial, vivido na noite de quarta-feira, 16 de abril, contou com a presença do bispo auxiliar dom Luiz Gonzaga Fechio, que celebrou Missa no Santuário e, em seguida, presidiu um momento de reflexão, inspirado no encontro do Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores.

Durante a Missa, dom Luiz, inspirado no Evangelho de São Mateus, convidou os fiéis a refletirem sobre como cada um usa a liberdade, que é dom de Deus. O Bispo recordou que a Bíblia apresenta dois modelos bem diferentes. De um lado, Judas Iscariotes, que traiu seu Mestre em troca de moedas de prata. Do outro, está Jesus, modelo de fidelidade e obediência, que se sacrificou pela humanidade. Em seguida, dom Luiz pediu para que cada um, especialmente durante o Tríduo Pascal, busque se aproximar de Cristo, compreendendo sua paixão e o significado de sua vitória sobre a morte.

Logo após a Celebração Eucarística, chegaram ao Santuário São Paulo da Cruz a imagem de Nossa Senhora das Dores e a imagem do Senhor dos Passos. Fiéis encenaram o encontro de Maria com seu filho Jesus, a caminho do calvário, martirizado pelos soldados romanos. Dom Luiz pediu para que todos pensassem sobre o significado das imagens. Apresentou para os fiéis a seguinte questão: “O que podemos fazer para que a Cruz de Cristo torne-se mais leve e para que diminuam as lágrimas de Nossa Senhora das Dores?”.

Após a procissão com as imagens e a encenação do encontro doloroso, o padre Luiz Cláudio Diniz, reitor do Santuário São Paulo da Cruz, agradeceu a presença de dom Luiz, destacando o carinho do Bispo pelo Santuário e por todos os fiéis do Barreiro.

Assista aqui reportagem da TV Globo.