Você está em:

Dom Luiz Gonzaga Fechio: 25 anos de dedicação ao sacerdócio


 

Nesta segunda-feira, dia 14 de dezembro, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte Dom Luiz Gonzaga Fechio completa 25 anos de ordenação sacerdotal.

Dom Luiz é mestre em teologia moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP). Foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte no dia 19 de janeiro de 2011 e recebeu a ordenação episcopal no dia 19 de março, na Catedral de São Carlos (SP).

Atualmente, o bispo preside a Comissão Episcopal para o Serviço da Justiça, da Caridade e da Paz, do Regional Leste 2 da CNBB.  Onde também presidiu a  Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora.

Dom Luiz estudou teologia entre os anos 1987 e 1990 na PUC Campinas. Recebeu a ordenação sacerdotal no dia 14 de dezembro de 1990. Foi padre da diocese de São Carlos (SP) até sua nomeação como bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Nos seus dois primeiros anos como sacerdote, de 1991 a 1992, dom Luiz trabalhou na Paróquia Santo Antônio, em São Carlos, colaborando também no Seminário Diocesano, como orientador espiritual e auxiliando em algumas aulas. Nos cinco anos seguintes (1993 a 1997), foi vigário paroquial e pároco nas cidades de Bariri e Itaju. Em 1998, transferido para Jaú, atuou como pároco nas paróquias Nossa Senhora do Patrocínio e Nossa Senhora de Fátima e reitor no Seminário Propedêutico, entre os anos 1998 e 2006. Nos dois anos posteriores cursou mestrado. Retomou o Propedêutico no segundo semestre de 2008, até 2009, quando foi transferido para exercer a função de reitor no Seminário Maior (Filosofia), em São Carlos(SP). De abril de 2009 até sua ordenação episcopal realizou trabalho pastoral na Paróquia Santos Anjos, em São Carlos. Durante o período em que trabalhou como formador, participou do Conselho de Presbíteros.

Dom Luiz Gonzaga Fechio nasceu no dia 4 de dezembro de 1965, na cidade de Matão, São Paulo, onde também recebeu os sacramentos da iniciação cristã. Seus pais são Ernesto Fechio e Iracy Paulichi Fechio.
 
Ministério na Arquidiocese de Belo Horizonte
 
Dom Luiz Gonzaga Fechio é o bispo referencial da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), que abrange 14 cidades da região metropolitana, coordenando, orientando e acompanhando a ação evangelizadora e pastoral, o funcionamento e a infraestrutura da Cúria Regional. Está em permanente contato com os padres, religiosos e comunidades de fiéis da Rensa para escuta, orientações e avaliações. Preside os Conselhos Pastoral Regional, Presbiteral Regional, Pastoral de Forania, Pastoral Paroquial, Paroquial de Administração e Pastoral de Comunidade na Região Episcopal.
 
A Rensa integra os municípios Piedade das Gerais, Crucilândia, Belo Vale, Moeda, Bonfim, Rio Manso, Brumadinho, Mário Campos, Sarzedo, Ibirité, Betim, incluindo parte das cidades de Esmeraldas, Contagem e Belo Horizonte.
 
Dom Luiz trabalha na articulação do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) nessas cidades. Também realiza acompanhamento pastoral das unidades da PUC Minas, do Colégio Santa Maria (CSM) e de outras entidades vinculadas presentes na Rensa.

O bispo faz acompanhamento pastoral do Projeto Centro de Treinamento de Líderes (CTL) Dom José Dalvit, em Brumadinho. Também orienta e acompanha programas da Pastoral Presbiteral e Casa do Peregrino, participa da Comissão Arquidiocesana para o Diaconato Permanente, do Conselho Arquidiocesano para o Diaconato Permanente e da Escola Diaconal São Lourenço. Dom Luiz acompanha e orienta o Colegiado de Leigos. Também acompanha as ações, metas e dinâmicas do Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política da Arquidiocese.

 



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH