Dom José Otacio é o novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte

Na manhã, deste sábado, 10 de agosto, as Arquidioceses de Belo Horizonte e de Niterói celebraram a Ordenação Episcopal de monsenhor José Otacio Oliveira Guedes, nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Nosso arcebispo, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e dom Lindomar Rocha Mota, bispo de São Luís de Montes Belos, em Goiás, foram co-consagrantes no rito de Ordenação, presidido por dom José Francisco Rezende Dias, arcebispo metropolitano de Niterói.

A Ordenação episcopal de monsenhor José Otacio reuniu bispos, religiosos, sacerdotes de diversas dioceses, fiéis, familiares e amigos em uma bonita celebração no Centro Esportivo Salesianos, em Niterói (Rio de Janeiro).

Em sua homilia, Dom José Francisco Rezende Dias, arcebispo metropolitano de Niterói, sublinhou que “o bom pastor dá a vida por suas ovelhas e que na Celebração de hoje testemunhamos mais uma resposta do monsenhor José Otacio ao chamado do Senhor”. Ao prosseguir com sua meditação, recordou que “estamos no mês de agosto, mês das vocações, e nesta celebração experimentamos  o mistério da Igreja como sinfonia vocacional e esta ordenação episcopal enche o nosso coração de alegria e consolo espiritual , pois ele será sucessor dos apóstolos na Igreja.  Ao direcionar suas palavras a dom José Otacio, o agradeceu pela bonita caminhada construída junto ao povo de Deus de Niterói e o recordou que “ser pastor é um exercício de amor”.

A Solene Celebração Eucarística foi transmitida pela TV Horizonte – emissora de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais.

Ainda nesta quarta-feira, às 18h30, dom José Otacio presidirá sua primeira Missa como bispo auxiliar na Catedral Metropolitana São João Batista, em Niterói.

Início do Ministério na Arquidiocese de Belo Horizonte

Dom José Otacio Oliveira Guedes será acolhido pelas comunidades de fé da nossa Arquidiocese no dia 1º de setembro, domingo, com Santa Missa, às 10h30, na Catedral Cristo Rei.

Nomeação

Papa Francisco, acolhendo pedido do arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, nomeou bispo auxiliar para a Arquidiocese de Belo Horizonte: o monsenhor José Otacio Oliveira Guedes. A nomeação foi comunicada pelo Vaticano no dia 15 de maio.

Acompanhe, a seguir, alguns registros desta especial Celebração: