Dom Joaquim Mol ressalta a importância dos leigos e leigas nas comunidades de fé em celebração com o rito do Lava-Pés

“Lavar os pés uns dos outros”. Esta foi a significativa atitude que Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, bispo referencial para a Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense), destacou na Missa do Lava-pés, realizada na noite da Quinta-feira Santa, na Comunidade Santíssima Trindade, Vila Cercadinho. A Celebração Eucarística reuniu os fiéis da Paróquia Sagrada Família, contando com a participação de jovens, que representaram os 12 apóstolos de Cristo.

Em sua homilia dom Mol ressaltou o papel de cada pessoa como cristão e cristã na sociedade,reforçando a importância da expressão da fé com atitudes: “É preciso ir até aqueles que realmente precisam. É necessário que olhemos ao nosso redor, que vejamos aqueles que, de fato, precisam de nossas ações. Por isso, é importante que lavemos os pés uns dos outros e, principalmente, dos marginalizados na sociedade de hoje”. Os jovens da comunidade representavam os apóstolos no rito do Lava-pés.

Em um gesto simbólico, que fez todos se lembrarem da atuação e importância dos leigos e leigas nas comunidades de fé, dom Joaquim Mol convidou mais duas pessoas da comunidade para lavarem os pés daqueles jovens. Já no final da celebração o bispo conduziu a procissão com o Santíssimo, seguida de um momento de adoração, que reuniu os fiéis Paróquia Sagrada Família.