Dom Joaquim Mol preside Missa da Esperança no Centro de Espiritualidade Jesus Pão da Vida, na PUC Minas

Fiéis da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense) participaram da Missa da Esperança, na Forania São Francisco das Chagas, domingo, 12 de setembro. A Celebração foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte dom Joaquim Mol, no Centro de Espiritualidade Jesus Pão da Vida, na PUC Minas e concelebrada pelo padre Junior Vasconcelos, vigário episcopal da Rense; pelo Frei César, vigário forâneo; e pelo diácono Alessandro Faleiro.

Em sua homilia, dom Joaquim Mol destacou a importante participação dos leigos e leigas e fez referência ao evangelho do dia (Mc 8, 27-35 ), como forma de animar todos para a caminhada pastoral: “A Palavra de Deus, hoje, veio para estimular nossa esperança, acender o que está apagado dentro de nós. O Papa Francisco pede que a Igreja seja assim, que supere a dor como serva sofredora, pratique todas as obras de amor, confesse quem é o messias, Jesus, para ajudarmos na obra da redenção do mundo. Essa é a liturgia da Esperança. Tinha que ser hoje, na Missa da Esperança, essa Palavra de Deus”, afirmou.

A Missa da Esperança é realizada todos os anos, desde 2014, reunindo fiéis leigos, agentes de pastorais, presbíteros, diáconos, pastoralistas e todo Povo de Deus atuante da Rense. Apenas no ano de 2020 a celebração não se realizou em razão da pandemia, tornando ainda maior a expectativa para a Missa da Esperança, neste ano de 2021. A exemplo das celebrações realizadas na Arquidiocese de Belo Horizonte, a Missa da Esperança seguiu os critérios de prevenção à Covid-19, determinados pelas autoridades de saúde e presentes no documento “Evangelização Missionária: um novo tempo”, da Arquidiocese.