Fiéis da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense) participaram da Missa da Esperança, na Forania São Francisco das Chagas, domingo, 12 de setembro. A Celebração foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte dom Joaquim Mol, no Centro de Espiritualidade Jesus Pão da Vida, na PUC Minas e concelebrada pelo padre Junior Vasconcelos, vigário episcopal da Rense; pelo Frei César, vigário forâneo; e pelo diácono Alessandro Faleiro.
Em sua homilia, dom Joaquim Mol destacou a importante participação dos leigos e leigas e fez referência ao evangelho do dia (Mc 8, 27-35 ), como forma de animar todos para a caminhada pastoral: “A Palavra de Deus, hoje, veio para estimular nossa esperança, acender o que está apagado dentro de nós. O Papa Francisco pede que a Igreja seja assim, que supere a dor como serva sofredora, pratique todas as obras de amor, confesse quem é o messias, Jesus, para ajudarmos na obra da redenção do mundo. Essa é a liturgia da Esperança. Tinha que ser hoje, na Missa da Esperança, essa Palavra de Deus”, afirmou.
A Missa da Esperança é realizada todos os anos, desde 2014, reunindo fiéis leigos, agentes de pastorais, presbíteros, diáconos, pastoralistas e todo Povo de Deus atuante da Rense. Apenas no ano de 2020 a celebração não se realizou em razão da pandemia, tornando ainda maior a expectativa para a Missa da Esperança, neste ano de 2021. A exemplo das celebrações realizadas na Arquidiocese de Belo Horizonte, a Missa da Esperança seguiu os critérios de prevenção à Covid-19, determinados pelas autoridades de saúde e presentes no documento “Evangelização Missionária: um novo tempo”, da Arquidiocese.