Dom Joaquim Mol preside Celebração Eucarística com os padres e diáconos da Rense, durante manhã de Espiritualidade

Com Celebração Eucarística presidida por dom Joaquim Mol, bispo auxiliar responsável pela Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense),  os padre e diáconos da Região  encerraram as atividades da Manhã de Espiritualidade realizada no Centro de Espiritualidade Jesus Pão da Vida, situado na unidade Coração Eucarístico da PUC Minas.

Na Homilia, dom Mol ressaltou a importância do encontro realizado em clima de  tranquilidade e  em paz, permitindo a todos parar um instante e renovar o compromisso fraterno. “Somos todos irmãos, frattelli tutti. Renovemos a fraternidade entre nós. Somos chamados a reconhecer toda a humanidade como nossa irmã, para também reconhecer a natureza como nossa irmã.”

A partir do evangelho do dia, chamou a atenção para a centralidade do Reino, realidade em que todos são chamados a tornar visível, a exemplo da semente de mostarda que se transforma em árvore; e também a perceber sua dimensão escondida, como o fermento na massa, que atua no interior da vida humana, nas realidades sociais, políticas e religiosas, tornando fecunda a experiência de fé.

Ao término da celebração, lembrou a todos da importância de continuar atentos ao cuidado com a saúde própria e de todos os que são confiados a cada um.

Acolhidos com entusiasmo e com todas as medidas sanitárias de prevenção ao contágio da Covid-19, o clero da Rense vivenciou um momento de oração com a Leitura Orante da Palavra, conduzida pelo padre José da Conceição Ramos, da Paróquia Santíssima Trindade.

A partir da passagem bíblica sobre os discípulos de Emaús (Lc, 24), todos foram convidados a reconhecer a presença de Jesus ressuscitado que caminha com todos, mesmo em meio aos desafios da atualidade. E juntos, ao renovar a fé e a esperança, humildemente pedir: “Fica conosco, Senhor!”. Refrão que foi entoado  durante o canto.

Após a experiência fecunda de oração, houve um breve momento de partilha fraterna, atualizando a todos com informações importantes da Região Episcopal.