“Uma Igreja Sinodal a caminho”. Esse é o tema da próxima edição da Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel, com mediação de dom Joaquim Mol, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no dia 5 de agosto, às 17h. As reflexões têm o propósito de aprofundar e compreender o significado da busca pela vivência do processo sinodal convocado pelo Papa Francisco, na realização da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, com o tema “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”.
Dom Joaquim Mol receberá, como convidados, o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers, e o assessor do Setor de Educação da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação da CNBB, padre Júlio César Resende. Os dois integram a equipe de animação no Brasil do processo do Sínodo de 2023.
Os convidados apresentarão as referências teológicas, jurídicas e pastorais do magistério da Igreja e do Santo Padre que apontam para a compreensão do que significa a experiência de buscar uma Igreja mais sinodal. Também serão apresentadas as etapas e processos que serão vividos no Brasil no contexto do Sínodo 2023. A live será transmitida pelas redes sociais da CNBB.
Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel
O objetivo desta nova rodada das Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel, segundo dom Joaquim Mol, é compartilhar e aprofundar assuntos que são importantes para a Igreja no Brasil, à luz do Magistério do Papa Francisco e da Igreja Católica no mundo. Essas lives pretendem, ainda, conforme explica dom Mol, conectar pessoas e experiências às ideias e processos que estão sendo vivenciados na Igreja no mundo e na Igreja no Brasil, percebendo como esses temas e assuntos estão inseridos na realidade brasileira.
A metodologia vai sempre buscar aprofundar temas da realidade brasileira à luz do que dizem os documentos da Igreja Católica e o Papa Francisco, além de levantar pistas de ação. Por isso mesmo, as lives CNBB sempre buscarão a presença de um convidado especialista no tema e pastores da Igreja no Brasil para analisar o atual contexto e aprofundar a atuação pastoral e eclesial no País. Serão apresentadas também experiências ligadas a cada painel e debate com vistas a iluminar a ação dos cristãos católicos.
A mobilização da Igreja no Brasil
O Papa Francisco anunciou a convocação da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos com o tema “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”, a partir de um processo que começa nas Igrejas Particulares, passa pelas Conferências Episcopais, Conferências Continentais, culminando em 2023 com a realização do Sínodo. A Igreja no Brasil também já está se mobilizando para fazer parte, desde as dioceses, deste grande processo de participação planejado pelo Papa Francisco, para ouvir o Povo de Deus sobre os rumos da Igreja Católica no mundo.
No dia 29 de julho, a Equipe de Animação do Sínodo 2023 reuniu 244 pessoas, representantes de 74.82% das 278 circunscrições religiosas no Brasil. O foco do encontro, segundo o secretário-geral da CNBB e bispo auxiliar do Rio de Janeiro, dom Joel Portella Amado, foi mobilizar os representantes das dioceses – Igrejas Locais – espaço onde vai se desenvolver a primeira fase do Sínodo 2023, prevista para ser realizada de outubro de 2021 a março de 2022. As outras duas fases são a Fase Continental, prevista para o período de setembro de 2022 a março de 2023, e a fase com representantes de todo o planeta – o Sínodo propriamente dito será no mês de outubro de 2023.