Bispos, padres e leigos de todo o Brasil vão se reunir, em Belo Horizonte, para o 15º Encontro Nacional da Pastoral da Educação. A abertura do evento será na sexta-feira, 2. Os participantes são agentes da Pastoral da Educação nos mais diferentes níveis (paroquial, diocesano e nacional) e terão no encontro a oportunidade para avaliar e planejar ações que objetivam melhorar o ensino no País. Atualmente, a Comissão Episcopal Pastoral para a Educação e Cultura da CNBB é presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães.
Entre os temas que serão discutidos estão as Diretrizes Gerais da Igreja no Brasil para o quadriênio 2011 a 2015, a Campanha da Fraternidade nas escolas, a participação da Pastoral da Educação na proposta “Mobilização das Igrejas Cristãs pela Educação”, promovida pelo Ministério da Educação, Educação para a Paz, Educação em tempos difíceis e “Educação e Mística Cristã, o desafio de ensinar o que estamos ainda aprendendo”.
O primeiro Encontro Nacional da Pastoral da Educação ocorreu em 1991, em Cachoeira do Campo, MG. Desde 2001, é realizado anualmente. A Igreja Católica no Brasil, por meio da CNBB, publicou, em 1992, o documento Educação, Igreja e Sociedade. No documento, a Igreja afirma que sua preocupação com o ensino vai além dos limites das escolas católicas e amplia seu trabalho pela universalização da educação no país.
O 15º Encontro será realizado no Recanto São José, casa das irmãs Franciscanas Alcantarinas – Rua Julio de Castilho, 561, Marajó, Belo Horizonte, MG.
Programação:
2 de setembro – sexta-feira
15h – Acolhida, entrega das pastas, inscrições e hospedagem
18h – Jantar
19h30 – 1ª Sessão – Oração de abertura do Encontro
Saudação de acolhida: dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, Presidente da Comissão Episcopal de Pastoral para Cultura e Educação. Panorama da Pastoral da Educação no Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) e em particular na Arquidiocese de Belo Horizonte – Palestra “A Pastoral da Educação e as Diretrizes Gerais da Igreja no Brasil para o quadriênio 2011 a 2015” – dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Oração da noite
3 de setembro – sábado
7h – Eucaristia
8h – Café
8h30 – 2ª Sessão – Tema: Educação e Mística Cristã: o desafio de ensinar o que estamos ainda e sempre aprendendo. Palestra do Prof. Eduardo Jorge M. Machado, Teólogo, Professor e Coordenador de Pastoral do Colégio Imaculada Conceição/BH.
09h30 – Café
10h – 3ª Sessão – Tema: Educação para a Paz – a experiência da inclusão no currículo. Palestra do Pe. Maurílio A. Rodrigues – Comunicação de experiências.
11h30 – 4ª Sessão – Tema: Preparar as ações da Pastoral da Educação em comemoração aos 50 anos da
Abertura do Concílio Vaticano II – Motivador: Frei Carlos Josaphat, OP.
12h30 – Almoço
13h30 – 5ª Sessão – Tema: Mobilização das Igrejas Cristãs pela Educação – Mesa: Coordenador – Sérgio Maia. Participantes: Linda Goulart, Izabel Arpa, Nize Lane e Pe. Agamenildo.
15h – Café
15h30 – 6ª Sessão – A ação da Pastoral da Educação na Campanha da Fraternidade de 2012: “Fraternidade e Saúde Pública” – Palestra do Pe. Luiz Carlos Santos.
17h – 7ª Sessão – Educação em tempos difíceis, numa abordagem feita pela Instituição Teresiana (apresentação e trabalhos em grupo).
18h30 – Jantar
19h30 – 8ª Sessão – Plenário
21h – Noite Cultural – Filme: A Experiência dos Vocacionais – experiência de um novo paradigma da escola pública
4 de setembro – domingo
7h – Eucaristia
8h – Café
8h30 – 9ª Sessão – Tema: Organização da Pastoral da Educação à luz das novas Diretrizes da Igreja no Brasil e da nova Presidência da Comissão Episcopal de Pastoral para a Cultura e Educação
10h – Cafezinho
10h30 – Propostas para a atuação da PE – Carta de Belo Horizonte
11h30 – Oração do Ângelus
12h – Almoço de encerramento