Dom Joaquim Mol: 25 anos de dedicação ao sacerdócio

“O Senhor me ungiu e enviou-me para anunciar a Boa-Nova aos pobres” Isaías 61,1
(Lema da Ordenação Sacerdotal)

Nesta terça-feira, 16 de julho, o bispo-auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, completa 25 anos de ordenação sacerdotal.

Dom Mol nasceu em Ponte Nova, Minas Gerais, no dia 6 de janeiro de 1960. Fez noviciado na Congregação Salesiana, em 1979, em Barbacena e, em janeiro de 1980, fez a profissão religiosa. Ordenado diácono por dom João Resende Costa no final de 1987 e presbítero no dia 16 de julho de 1988. Destinado a Jaciguá, Diocese de Cachoeiro do Itapemirim (Espírito Santo), dedicou-se ao exercício, primeiro, de vigário paroquial da Paróquia São João Batista e, depois, pároco, em 1989. Em 1990 foi convidado a voltar à Belo Horizonte para retomar os estudos. De 1990 a 1992, morando e trabalhando pastoralmente na Paróquia Cristo Luz dos Povos, da Inspetoria São João Bosco, fez o mestrado em teologia no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus. Na mesma época incardinou-se na Arquidiocese de Belo Horizonte, quando se tornou administrador paroquial e depois pároco da Paróquia Santa Maria Mãe de Deus. Em 2006, foi nomeado bispo-auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte pelo bem aventurado Papa João Paulo II.

Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação e Cultura da CNBB, reitor da PUC Minas, maior universidade católica do mundo, dom Mol também é responsável pelo acompanhamento global das instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte. É bispo referencial da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense), que abrange parte das cidades de Belo Horizonte, Contagem e Ribeirão das Neves. Dom Mol trabalha na articulação do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp). O bispo auxiliar é vigário especial do Vicariato Episcopal para a Comunicação e Cultura, que abrange a Rede Catedral de Comunicação Católica, o Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte, a Sociedade Civil Espírito Santo. No Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral, acompanha especialmente a Catequese.

Convite da Ordenação Sacerdotal – 16 de julho de 1988 em Ponte Nova / MG

Ordenação presbiteral de dom Mol presidida por dom Irineu Danelon em 16 de julho de 1988, na cidade de Ponte Nova