Dom Joaquim Giovani Mol: “Temos que levar Jesus ao conhecimento das pessoas”

A primeira coletiva de imprensa da 51ª Assembleia da CNBB, nesta quarta, às 15h, contou com a participação de dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, bispo-auxiliar da Arquidiocese de Belo horizonte, do cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo (SP) e de dom Severino Clasen, bispo de Caçador (SC). a coletiva teve como tema “Como vão as coisas na Igreja”

Durante a coletiva, dom Joaquim Mol disse que a adequação da estrutura da Igreja aos novos tempos exige uma aproximação dos pobres. “É algo muito importante, e é uma escolha que o próprio Jesus faz: o caminho da vida simples que conduz para o Pai. Todos os Papas tem tocado neste tema de uma Igreja pobre e para os pobres, e isso está presente também na reflexão dos bispos nesta Assembleia”. Dom Mol destacou a preocupação dos bispos com a evangelização dos católicos “não praticantes”. “Há um texto que está sendo analisado pelos bispos. Mas em todo processo de evangelização, seja para os batizados, praticantes ou não, ou mesmo os novos membros, o mais importante é a experiência com a pessoa de Jesus Cristo. E é isso que deve ser promovido”.

Encontro de Universitários Católicos

Dom Joaquim Mol também falou aos jornalistas sobre o Congresso Mundial das Universidades Católicas (Cmuc), que será realizado em Belo Horizonte (MG), entre os dias 18 e 21 de julho. “O evento antecede a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro (RJ), e gostaríamos de ter a presença do Papa Francisco apresentando a sua mensagem ao final do evento aos participantes. Porém, o assunto ainda está sendo discutido”.

Ao todo, 361 bispos participam, em Aparecida (SP), da 51ª Assembleia Geral dos Bispos realizada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).