Dom João preside Missa de Natal na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem

Bem antes do nascer do dia, às 5 horas da manhã, em oração, fiéis reunidos no Sanatuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem celebravam o Natal. Dezenas de pessoas encerravam a vigília que teve início às 22 horas de quarta-feira, dia 24,  participando da Missa presidida por dom João Justino e concelebrada pelo pároco, padre Marcelo Silva do Carmo. Emoção e fé marcaram as preces inspiradas pelo presépio montado no interior da Igreja, em um cenário urbano, lembrando a presença diária do Cristo na vida de cada pessoa.

Na homilia, dom João disse que Deus escolheu entrar na história por meio da história de cada ser humano e que, ainda hoje, continua entrando em nossas vidas. “Ele é a luz da verdade que, vindo ao mundo, ilumina todo o ser humano. Nós somos chamados a deixarmos ser iluminados por Jesus Cristo, que nos ilumina de vários modos, mas, sobretudo, pela força de sua Palavra, pela luz que brota do seu ensinamento, que indica a direção que devemos seguir, que devemos assumir em nossas vidas”. O bispo,então, lembrou  que aquele que  quiser ser de Cristo precisa, todos os dias, deixar-se ser iluminado pela Palavra do Senhor.

Ao citar o Evangelho de São João “E a palavra se fez se fez carne e habitou entre nós”, o bispo ressaltou que Cristo assumiu a condição humana, conforme, também nos mostra o Evangelho de São Lucas : “Maria deu  à luz o menino, enrolou-o em faixas e deitou-o na manjedoura”. Dom João observou que Jesus cresceu sendo cuidado por Maria e José e que todos os seus momentos foram marcados pela condição humana. “A expressão mais alta disso é que, assim como foi enfaixado como bebê e colocado na manjedoura, iria viver a experiência dolorosa da morte, sendo enfaixado para ser colocado na sepultura, como nós. Isso se torna um grande convite para compreendermos o valor da vida, que eleva nossa dignidade, fazendo de nós não só criaturas, mas seus filhos amados”.

Dom João encerrou a homilia desejando feliz Natal  a todos e lembrando aos fiéis que o mais importante neste dia é dedicar um momento especial para estar com o Senhor.