Dom João Justino realiza visita pastoral ao Santuário Santo Antônio de Roça Grande

O bispo-auxiliar dom João Justino de Medeiros Silva realizou visita pastoral ao Santuário Arquidiocesano Santo Antônio e suas comunidades, no bairro Roça Grande, em Sabará, nessa quinta-feira, 22 de agosto. A visita foi acompanhada pelo reitor do Santuário, padre Agnaldo Fernandes.

No Projeto Roça Grande Melhor, que recebe mais de 400 crianças e adolescentes da comunidade para atividades educativas, lúdicas e pedagógicas, as crianças cantaram e entregaram uma lembrança do projeto para dom João Justino. O “Roça Grande Melhor” tem como pilares a valorização das crianças e jovens,  com ênfase na prática do esporte, o apoio sociofamiliar, por meio  de visitas domiciliares, encontros de formação, além da geração de trabalho e renda.

Dom João recebe homenagem no Projeto Roça Grande Melhor

Dom João Justino também visitou o Hospital Cristiano Machado, que faz um importante trabalho de reabilitação em pacientes com sequelas neurológicas decorrentes de traumas por acidentes e violência social ou doméstica. Diretora do hospital, a médica Maria Cecília de Souza Rajão, disse que a  visita de dom João é muito especial, um brinde ao trabalho humanizado e cristão desenvolvido pela instituição. “Temos um perfil diferente, trabalhamos com amor, valorizamos a vida. Dom João veio iluminar nosso ambiente. Sinto que nossos funcionários merecem esse carinho, esse cumprimento do bispo é um prêmio”.

Capela do Hospital Cristiano Machado

A enfermeira Andreza Conceição Lopes Vieira Sete, grávida de quatro meses, pediu uma bênção a dom João Justino. “Estou feliz demais com esta visita e a bênção especial que recebi. Amo meu trabalho e o faço por amor a Deus e às pessoas”.

No final da tarde, dom João Justino reuniu-se com o padre Agnaldo na secretaria paroquial e, em seguida, presidiu Celebração Eucarística na Comunidade Santana, pela Novena de Nossa Senhora Rainha. A Capela Santana está sendo construída com a ajuda da comunidade que se mobiliza para arrecadar recursos, com a venda de material reciclável, artesanato e a promoção de barraquinhas. Durante a homilia, dom João pediu aos fiéis que sejam perseverantes para concluir a obra. “A exemplo de Maria, sejam discípulos e tenham a mesma disposição para servir”.

Após a celebração, o bispo participouu de um encontro com os servidores da Liturgia, que contou com representantes das pastorais de Acolhida, Catequese, Crisma, Batismo, Liturgia, além de Ministros da Sagrada Eucaristia, participantes do coral, voluntários, vicentinos, grupo de jovens, Apostolado da Oração e Encontro de Casais com Cristo.