Dom João Justino é o assessor da Assembleia da Osib do Regional Leste 2 da CNBB

A 34ª Assembleia da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) do Regional Leste 2 da CNBB, este ano, tem como assessor o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte dom João Justino. O evento está sendo realizado na Arquidiocese de Vitória (ES),   até o dia 24 de outubro de 2014.

A cada ano uma das (arqui)dioceses  de Minas Gerais ou do Espírito Santo, estados que compõem o Regional Leste 2, acolhe a Assembleia da OSIB,  que reúne  arcebispos, bispos, padres, formadores, diretores espirituais, psicólogos, seminaristas e outros colaboradores da formação presbiteral.   Nesta edição do evento,  os participantes fazem seus estudos e reflexões  sobre o tema “O impacto do contexto cultural contemporâneo para  o discernimento e a formação do presbítero-pastor”, norteados pela  metodologia do  ver-julgar-agir.

Os encontros da OSIB têm entre seus objetivos  acompanhar e ajudar no processo formativo presbiteral das várias dioceses, ouvindo, estudando, refletindo e dialogando com formadores e formandos das  várias casas de formação.

1º tempo: 21 de outubro – 08h45 – 10h(ver)
O contexto cultural contemporâneo à luz da Evangelii gaudium
Considerações a partir do 2º capítulo: Na crise do compromisso comunitário (Exposição oral)

2º tempo: 21 de outubro – 10h30 – 12h00 (ver)
Leitura do texto “Crise existencial na juventude” (Rosely Sayão)
Conversa “simétrica” (formadores-formadores; formandos-formandos)
Conversa “assimétrica” (formandos-formadores)
Plenário: quadro das inquietações

3º tempo: 21 de outubro – 14h20 – 16h00 (julgar)
Leitura orante: Marcos 1, 29-39
Grupos: O presbítero-pastor na palavra do Papa Francisco (cf. textos)

4º tempo: 21 de outubro – 16h30 – 17h30 (julgar)
Plenário do trabalho dos grupos: tentativa de canalizar os critérios

5º tempo: 22 de outubro – 08h45 – 10h30 (agir)
Breve exposição: Convergências entre Doc. 93 e Evangelii gaudium ou Como as Diretrizes para Formação dos Presbíteros contribuem ou não para a formação do presbítero-pastor na eclesiologia de Francisco?
Grupos (talvez por Províncias):
Tema: Formação pastoral-missionária (Doc. 93, nºs 299-309). Cada grupo deve ler os parágrafos:
300: princípio unificador de todo processo formativo
301: perspectivas teóricas para a formação pastoral-missionária
302: objetivos da formação pastoral missionária
303: meios para a formação pastoral missionária
308: missão dos formadores
309: critério decisivo para ordenação
Perguntas: (a) O que está operando? (b) O que não está operando? (c) O que deve, com urgência, operar?

6º tempo: 22 de outubro – 11h00 – 12h00 (agir)
Plenário do trabalho de grupos

7º tempo: 23 de outubro – 08h45 – 10h00 (conclusões)
O retorno (feed-back) de uma Assembleia
Palavra dos formandos: O que está ao nosso alcance como compromisso para a mudança/reforma?
Palavra dos formadores: O que está ao nosso alcance como compromisso para a mudança/reforma?
Plenário
Palavras finais do assessor