Dom João celebra Missa em instituição de apoio à criança com câncer

Um momento de muita fé, esperança e homenagens especiais marcou o aniversário de quatro anos da Fundação Sara, casa de apoio à criança com câncer, em Belo Horizonte.

O bispo auxiliar dom João Justino esteve na sede do projeto, no bairro São Lucas, para celebrar Missa em Ação de Graças com as crianças assistidas e seus familiares, além de voluntários e colaboradores. O momento de agradecimento e confraternização aconteceu na noite de quinta-feira, dia 10 de julho.

Durante a homília, dom João pediu que Deus ilumine todos os que trabalham com amor para apoiar as famílias e ajudar as crianças da Fundação, e para que não lhes faltem forças para continuar com este belo compromisso.

A Missa foi concelebrada pelo padre Raphael do Carmo, vigário da Paróquia Bem-Aventurada Dulce dos Pobres e contou com o auxílio de dois coroinhas muito especiais, Dani e Rafa, que são crianças assistidas pela Fundação Sara. Rafa, ao final da celebração, leu uma poesia que ele mesmo escreveu, contando todas as alegrias e aprendizados de sua trajetória na Fundação e agradecendo pelo carinho recebido.

A supervisora da instituição, Leonídia Rodrigues, contou um pouco da história da Fundação em BH. Originalmente criada em Montes Claros, a instituição veio para a capital mineira depois de inúmeros pedidos de profissionais da saúde, que sentiam a falta de um ambiente acolhedor e com estrutura para receber as famílias das crianças em tratamento vindas do interior. “Hoje oferecemos 40 leitos, 20 para crianças e 20 para seus acompanhantes. São quase 200 crianças que já passaram por aqui ao longo destes quatro anos e podemos dizer que este trabalho é uma verdadeira missão de Deus, uma bênção” diz Leonídia.

A professora aposentada Maria de Fátima Azeredo é voluntária na Escola Viva, instituição da Fundação Sara que oferece acompanhamento escolar para as crianças. Ela se emociona ao falar de seu trabalho: “Mesmo em tratamento médico, as crianças não podem passar muito tempo sem aprender e a Escola Viva oferece esta oportunidade. Eu sempre ajudei, principalmente na Pastoral da Saúde, e me sinto muito feliz em poder fazer a diferença na vida de alguém. Além disso, são eles que me ajudam a cada dia, me ensinando que mesmo com todos os problemas é possível ser muito feliz. Recebo muito mais do que o que posso oferecer”.

Marlene Ferreira, da cidade de Paraopeba, é mãe de uma das crianças assistidas e destaca a importância do apoio da Fundação Sara no tratamento de sua filha: “Cheguei aqui arrasada, mas tive uma acolhida maravilhosa. Todos são muito atenciosos e carinhosos e fico muito satisfeita quando vejo que aqui minha filha é feliz, mesmo com as dificuldades. Ela adora a escola e fez muitos amigos. Para mim, também é muito importante ter este apoio e ter a oportunidade de conversar e trocar experiências com outras mães que também vivem a mesma realidade”.

A Fundação Sara é referência no apoio à criança e ao adolescente com câncer. Valoriza o cuidado com amor, paciência e bondade. Crianças e suas famílias, vindas de diversas partes de Minas Gerais, encontram na Fundação um ponto de apoio e um ambiente favorável para o cuidado com a saúde do corpo e do espírito.