Você está em:

Dom Jaime Spengler é o novo Presidente da CNBB: eleitos também os vice-presidentes, secretário-geral e presidentes de Comissões

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) elegeu nessa segunda-feira, 24 de abril, e nesta terça-feira, 25 de abril sua presidência, vice-presidência e secretaria-geral.

O arcebispo de Porto Alegre (RS) e atual primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, foi eleito presidente da CNBB, nesta segunda-feira, 24 de abril. Ele estará à frente da Presidência da entidade de 2023 a 2027.

A eleição foi realizada na segunda sessão na manhã desta segunda-feira. Dom Jaime foi eleito em terceiro escrutínio, por maioria simples.

Perguntado pelo atual presidente, dom Walmor Oliveira de Azevedo, se aceita a função a ele confiada pelo episcopado brasileiro, conforme prevê o Estatuto, dom Jaime respondeu:

“Com humildade, simplicidade, temor e tremor, mas sobretudo na fé, em espírito de comunhão e colaboração, sim!”.

Biografia e trajetória eclesial de dom Jaime Spengler

Primeiro vice-presidente: Dom João Justino de Medeiros Silva 

O episcopado brasileiro elegeu, nesta terça-feira, 25 de abril, em segundo escrutínio, o novo primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O arcebispo de Goiânia (GO), dom João Justino de Medeiros Silva, irá desempenhar a função durante os próximos quatro anos, no quadriênio 2023 a 2027. A votação foi realizada na manhã deste que é o sétimo dia da 60ª Assembleia Geral da CNBB.

Perguntado pelo arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, segundo o estatuto, se aceita a função confiada pela Assembleia, dom João Justino respondeu:

“Agradeço a confiança dos senhores, conto com o apoio e orações. Aceito!”.

Biografia de dom João Justino de Medeiros Silva 

Secretário-geral: dom Ricardo Hoepers

O bispo de Rio Grande (RS) e atual presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, foi eleito novo secretário-geral da entidade. A escolha foi realizada na manhã desta terça-feira, 25 de abril, no sétimo dia da 60ª Assembleia Geral da entidade. Dom Ricardo desempenhará a função nos próximos quatro anos.

Atendendo à recomendação estatutária, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, perguntou se o bispo aceita a função confiada pela Assembleia. Dom Ricardo respondeu:

“Aceito, com muita honra. Muito obrigado!”

Biografia de dom Ricardo Hoepers

Segundo vice-presidente: dom Paulo Jackson da Nóbrega de Sousa

O bispo de Garanhuns (PE) e atual presidente do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, foi eleito pela 60ª Assembleia Geral da CNBB como segundo vice-presidente da entidade. A eleição foi realizada na manhã desta terça-feira, 25 de abril. Ele ficará na função nos próximos quatro anos (2023-2027). 

Atendendo à recomendação estatutária, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, perguntou se dom Paulo aceita a função confiada pela Assembleia. O eleito respondeu:

“Por amor a Jesus Cristo, nosso Senhor e salvador, como serviço à Igreja, profundamente agradecido a todos os irmãos e também para garantir a presidência da região Nordeste a todos os irmãos, eu aceito!”

Biografia de dom Paulo Jackson da Nóbrega de Sousa

Presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB: dom Leomar Brustolin – Eleito

Dom Leomar Antônio Brustolin é arcebispo de Santa Maria (RS) e atuava como membro da Comissão para a Doutrina da Fé desde 2019.  Ele também coordena a comissão que está responsável pelo processo de atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).

Em sua primeira manifestação ao episcopado brasileiro, dom Leomar Brustolin justificou as razões de aceitar o desafio de conduzir a comissão: “Porque todos nós cremos que a transmissão da fé para as novas gerações é um dos maiores desafios para a nossa missão e também por dar continuação à animação bíblica, eu aceito!”.

Presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial: dom Maurício Da Silva Jardim

O bispo de Rondonópolis–Guiratinga (MT), dom Maurício da Silva Jardim, irá presidir a Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da CNBB, no próximo quadriênio (2023-2027).

Perguntado pelo presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, se aceita a função a ele confiada, conforme o estatuto, dom Maurício respondeu: “Na Evangelii Gaudium, o Papa Francisco diz que a missão é uma paixão por Jesus Cristo e pelo povo. Por causa dessa paixão, eu aceito!”  

Presidente da Comissão para a Ação Sociotransformadora da CNBB: dom José Valdeci Santos Mendes é reeleito

O bispo de Brejo (MA), dom José Valdeci Santos Mendes, foi reeleito presidente da Comissão Episcopal para a Ação Sociotranformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para o quadriênio 2023-2027.

Em resposta à pergunta se aceita a missão confiada pelo episcopado brasileiro, feita pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Azevedo de Oliveira, dom Valdeci respondeu:

“Pela confiança dos senhores, pelo compromisso de uma igreja comprometida com os empobrecidos e empobrecidas, pelo compromisso com as pastorais sociais e os organismos do povo de Deus, com o propósito da Comissão Sociotransformadora de testemunhar o Evangelho e a Doutrina Social da Igreja, aceito!”.

Presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada: dom Ângelo Ademir Mezzari

Dom Ângelo Ademir Mezzari é bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo (SP). Em resposta à pergunta se aceita a missão confiada pelo episcopado brasileiro, feita pelo segundo vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Mário Antonio da Silva, dom Ângelo respondeu:

“Eu quero agradecer a confiança da Assembleia da CNBB. Eu sou um bispo da pandemia, e sou um bispo das assembleias virtuais. Essa é a primeira assembleia presencial, já que ano passado eu estava no curso para novos bispos. Conhecendo a caminhada e tendo participado bastante, sobretudo nesses organismos, eu hoje, também por fidelidade ao meu carisma como rogacionista, no Ano Vocacioal e nessa mensagem tão bonita do Papa, ‘Vocação, graça e missão’, eu me coloco à disposição e aceito essa nova missão”, disse.

Presidente da Comissão Episcopal para a Liturgia: dom Hernaldo Pinto Farias

Dom Hernaldo Pinto Farias é bispo de Bonfim (BA). Ele já atuou como consultor da Comissão, durante o processo de tradução da Terceira Edição do Missal Romano. “Por acreditar numa liturgia que nasceu do Concílio Vaticano II, eu aceito!” disse em resposta à pergunta “se aceita a missão”, feita pelo presidente da CNBB, dom Walmor Azevedo de Oliveira. 

Presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé: dom Joel Portella Amado

Dom Joel Portella Amado foi eleito para presidir a Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o quadriênio 2023-2027. Em resposta à pergunta se aceita a missão confiada pelo episcopado brasileiro, feita pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Azevedo de Oliveira, dom Joel assertivamente deu o seu consentimento: “Aceito!

Presidente da Comissão Episcopal para o Laicato: dom Giovane Pereira de Melo

Dom Giovane Pereira de Melo foi reeleito para presidir a Comissão Episcopal para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no quadriênio 2023-2027. Dom Giovani foi nomeado e tomou posse como primeiro bispo da diocese de Araguaína (TO), criada em 31 de janeiro de 2023 e instalada, canonicamente, no último 15 de abril, durante a Missa Solene na Catedral provisória de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Sobre a pergunta, feita pelo presidente da CNBB, dom Walmor Azevedo de Oliveira, se aceita conduzir a comissão, dom Giovani deu a seguinte resposta: “Querido dom Walmor, queridos irmãos bispos, para continuar servindo o povo de Deus, de modo particular os cristãos leigos e leigas, agradeço o carinho dos irmãos e acolho esse serviço”.

Presidente da Comissão para a Vida e a Família: dom Bruno Elizeu Versari

O bispo de Campo Mourão (PR), dom Bruno Elizeu Versari, foi eleito para presidir a Comissão Episcopal para a Vida e a Família até 2027. Membro da Comissão e referencial no Regional Sul 2 durante o quadriênio de 2019 a 2023, dom Bruno foi eleito na tarde desta quarta-feira, 26 de abril.

Ao ser perguntado se aceita o ofício confiado pelo episcopado, dom Bruno respondeu:  “Eu agradeço os votos, espero corresponder e digo sim!”

Representante da CNBB junto ao Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho (Celam): cardeal Paulo Cezar Costa

O arcebispo de Brasília (DF), cardeal Paulo Cezar Costa, foi eleito , nesta quinta-feira,27 de abril, como o representante brasileiro no Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho (Celam).

Biografia e trajetória eclesial cardeal Paulo Cezar Costa

Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB: dom Vilsom Basso

Dom Vilsom Basso, bispo da diocese de Imperatriz no Maranhão, foi eleito, nesta quinta-feira, 27 para presidir a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB.

Em resposta à pergunta se aceita a missão, o prelado respondeu: “Primeiro lugar quero agradecer à confiança dos senhores bispos e por amor à Igreja e às Juventudes, digo sim!”.

Presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso: dom Teodoro Mendes Tavares

Dom Teodoro Mendes Tavares, bispo de Ponta de Pedras (PA), foi eleito presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da entidade, nesta quinta-feira (27).

Após a confirmação do resultado, dom Teodoro foi perguntado pelo primeiro vice-presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, se aceita a incumbência confiada pela assembleia geral. E respondeu:

“Antes de mais, agradeço a confiança depositada em mim e, considerando a importância da causa do ecumenismo e diálogo religioso, aceito para prestar esse serviço para a conferência.”

Presidente da Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação: dom Gregório Paixão

O bispo de Petrópolis, no Rio de Janeiro, dom Gregório Paixão, foi eleito para presidir a Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação, nesta quinta-feira, 27.

Perguntado se aceitava o ofício confiado pelo episcopado, dom Gregório respondeu:

“Confiando em Deus e na ajuda e intervenção de São Bento e dos irmãos que trabalham na comissão, eu aceito!”

Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação: dom Valdir José de Castro

O bispo de Campo Limpo (SP), dom Valdir José de Castro, foi eleito, nesta quinta-feira, 27,  presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB.

Após a confirmação do resultado, dom Valdir foi perguntando se aceita a incumbência confiada pela Assembleia Geral e respondeu:

“Agradeço a confiança dos votantes e aceito como serviço à Conferência e também por amor ao carisma da Comunicação”, disse.

Clique aqui e saiba mais como é o processo de  eleição da presidência da CNBB.



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH