Dom Evandro Campos Maria: fiéis se emocionam com a ordenação episcopal na Catedral Cristo Rei

Ouça o conteúdo

Dom Evandro Campos Maria recebeu calorosos aplausos da comunidade de fiéis que se reuniu na Catedral Cristo Rei, na manhã deste sábado, 7 de fevereiro, para um singular momento na história da Arquidiocese de Belo Horizonte: a Solene Missa com o rito de Ordenação Episcopal em que dom Evandro Campos Maria foi consagrado bispo da Igreja Católica.  A celebração teve como bispos ordenantes dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo metropolitano de Goiânia e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e dom Nivaldo dos Santos Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Bem próximos ao presbitério, os familiares de dom Evandro se emocionaram muitas vezes durante a Solene Missa. Emoção também vivida por seminaristas do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus (Sacej), onde o Bispo foi padre formador e reitor até a sua nomeação para o episcopado.

Nomeação pelo Papa Leão XIV

Monsenhor Evandro foi nomeado bispo pelo Papa Leão XIV,  acolhendo pedido do arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo. A nomeação foi comunicada pelo Vaticano na manhã do dia 3 de dezembro. Na Igreja, os bispos são sucessores dos apóstolos, com a missão de guiar, ensinar, santificar e governar as comunidades de fiéis.

Dom Evandro Campos Maria

Reitor e formador do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus (Sacej) e do Convivium Emaús (desde 2018), professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), monsenhor Evandro Campos Maria tem mestrado em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma) e especialização em Ensino Religioso pela PUC Minas, onde se graduou em Filosofia (1997) e em Teologia (2001). Na Universidade, é diretor do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa (desde 2017),  leciona no curso Teologia (teologia fundamental e sistemática – Mariologia). Foi coordenador do curso de Teologia da Pontifícia PUC Minas (de 2011 a 2016). Coordenou a Escola Diaconal dos candidatos ao Diaconato Permanente da Arquidiocese de Belo Horizonte (de 2011 a 2016). Sua atuação pastoral paroquial foi desempenhada na Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, Caeté/MG e Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Morro Vermelho, em Caeté/MG (janeiro a dezembro de 2003), Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Nova Lima/MG (2007 a 2012), Paróquia Santíssima Trindade, em Belo Horizonte/MG (2012 a 2013), Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, Bairro da Graça, em Belo Horizonte/MG (2014), Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade em Caeté/MG (2015), Paróquia São João Bosco, em Belo Horizonte/MG (2016 a 2017).

Monsenhor Evandro Campos Maria foi ordenado padre em 2002, no dia 27 de abril. O sacerdote é belo-horizontino, filho de Ademir Moreira Maria e Lourdes da Silva Campos Moreira, e nasceu no dia 25 de abril de 1974.



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH