O documentário “O Bento – Terra da Gente” produzido pela equipe da Rede Catedral de Comunicação, da Arquidiocese de Belo Horizonte, é finalista na categoria documentário da 50ª edição do Prêmio de Comunicação da CNBB.
Os prêmios serão entregues durante um programa de televisão que será veiculado por todas as emissoras católicas na primeira semana da assembleia geral dos bispos da CNBB, em abril.
Nesta edição, um novo prêmio está sendo apresentado para incluir trabalhos realizados exclusivamente no âmbito da internet. As três categorias: Portais, sites e blogs; iniciativas nas redes sociais e aplicativos para celular. O nome do prêmio é uma homenagem a dom Luciano Mendes de Almeida, secretário e presidente da conferência, falecido há 10 anos, em 27 de agosto de 2006.
Os outros prêmios são bem conhecidos. O mais antigo deles, o “Margarida de Prata” concedido aos melhores trabalhos realizados no cinema completa 50 anos de existência. Em celebração ao cinquentenário desta categoria, os finalistas só serão conhecidos na cerimônia de premiação. Ainda serão dados prêmios de Rádio (Microfone de Prata), de TV (Clara de Assis) e Imprensa (Dom Hélder Câmara).
Todos os materiais foram avaliados por especialistas da Rede Católica de Rádio e de quatro universidades brasileiras: PUC Rio, PUC Goiás, Católica de Salvador e Católica de Brasília. Os profissionais e professores de Rádio, Televisão, Cinema, Jornalismo e de Tecnologia selecionaram 3 trabalhos em cada categoria dos 5 prêmios. Esses indicados passarão por um Júri, composto por bispos, que escolhe os ganhadores. O Prêmio de Comunicação da CNBB estimula a produção de matérias que valorizem e realcem valores humanos e cristãos.
O Bento – Terra da Gente
Um ano após o desastre envolvendo o rompimento da barragem na região da cidade de Mariana, em Minas Gerais, os moradores continuam lutando, com fé e esperança, para superar as consequências que a destruição ambiental causou. Durante cinco dias, a equipe da Rede Catedral visitou a região e ouviu relatos de diferentes moradores que habitavam o distrito de Bento Rodrigues. Com um olhar social sobre a causa, a produção mostra como a união e a devoção do povo foram importantes no processo de reconstrução das vidas.
Assista ao documentário no site da TV Horizonte: clique aqui.