
A reunião do Conselho Pastoral Arquidiocesano deste sábado, 11 de outubro, dedicou-se ao Diretório Pastoral Litúrgico-Sacramental, ao Serviço de Animação Vocacional e à Campanha da Fraternidade 2026. O encontro, realizado de modo telepresencial, foi presidido pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo.
Após a oração inicial, a equipe do Vicariato Episcopal para Ação Pastoral partilhou com os conselheiros sobre a recepção do Diretório Litúrgico-Sacramental nas comunidades de fé. Desde a publicação do Diretório, a equipe do Secretariado Arquidiocesano de Liturgia tem participado de encontros formativos nas comunidades, para auxiliar os evangelizadores em suas dúvidas a respeito do Documento.
O Conselho Pastoral Arquidiocesano dedicou-se ainda ao caminho de animação vocacional na Arquidiocese de Belo Horizonte. No encontro, os integrantes do Conselho discerniram sobre possibilidades para fortalecer ainda mais o Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Arquidiocese de Belo Horizonte.
A Campanha da Fraternidade 2026 também integrou a pauta da reunião do Conselho, com partilhas sobre a realidade habitacional nos municípios que integram a Arquidiocese de Belo Horizonte. A equipe do Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental da Arquidiocese compartilhou propostas para a vivência da Campanha da Fraternidade 2026 na Arquidiocese. A Campanha terá como tema “Fraternidade e moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14). O objetivo é conscientizar sobre o direito à moradia digna, considerando a realidade de déficit habitacional no Brasil, e incentivar ações concretas de solidariedade e conversão social.
Ao final da reunião, o arcebispo dom Walmor agradeceu aos conselheiros pela dedicação e partilhas. A próxima reunião do Conselho Pastoral Arquidiocesano está prevista para 6 de dezembro.