Dica literária: Padre Wellington Eládio nos indica livro sobre “O homem mais inteligente da história”

“O homem mais inteligente da história”. O instigante título desta edição da “Dica Literária” é uma partilha do padre Wellington Eládio N. Faria, reitor do Santuário Arquidiocesano Santo Antônio – Roça Grande. Trata-se de uma obra do autor Augusto Cury, de leitura simples na opinião do sacerdote, mas com abordagem interessante. A obra é resultado de uma pesquisa que durou 15 anos, tendo como lentes a psicologia, psiquiatria, sociologia e filosofia. “O livro apresenta Jesus Cristo pela ótica de quem se converteu após perceber que o brilhantismo de Jesus não caberia na imaginação de uma pessoa.”  A abordagem não é teológica, não se trata de um conteúdo denso, explica padre Wellington, lembrando que a  obra traz também um ponto de vista interessante sobre os discípulos de Jesus.

Ao longo do livro os leitores irão perceber que os apóstolos são descritos como seres humanos muito problemáticos, pessoas que talvez nenhum líder ousaria chamar para o seu time: “E essas pessoas foram chamadas e transformadas radicalmente, executando o plano de salvação brilhante, jamais visto”, recorda padre Eládio, sublinhando que Jesus é descrito como aquele que criava poesia no caos, “transformava prostitutas em rainhas, pessoas às margens da sociedade em reis.”

Padre Wellington Eládio N. Faria acredita que os livros são inspiradores para os sacerdotes e podem enriquecer a homilia. Assim, apesar da rotina tão desafiadora e com tantas missões diárias, ele já tem preparada uma lista para o futuro próximo, onde pretende se dedicar ao estudo sobre a vida dos santos e também aos documentos do Magistério da Igreja. “São leituras de muito conteúdo”, observa.