A Dica de Leitura dessa semana é um clássico conto, considerado obra-prima da literatura russa. Escrito pelo autor Liev Tolstói, “Padre Sérgio” é a indicação partilhada pelo padre Daniel Ramos, pró-reitor do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade. O conto conduz o leitor para dentro da vida do personagem, trazendo um final surpreendente. “Padre Sérgio” narra a história do protagonista, “que era um homem bom em tudo que fazia, mas lhe faltava uma virtude”, recorda padre Daniel.
O personagem principal era muito rico, costumava frequentar todos os espaços sociais de sua época, inclusive o palácio do czar. Recebeu uma patente militar gloriosa, até que um acontecimento marcante em sua vida e o encontro com uma mulher que se dedicava à mendicância, o levam a uma reflexão. A partir desse momento, Liev Tosltói descreve a transformação do personagem que se torna um monge eremita, recebendo o nome de padre Sérgio. Ao final, o personagem tem o seu encontro com aquilo que lhe faltava. “A forma de escrever do autor, a sua capacidade de narrar as cenas, nos facilita a leitura e nos conduz a entrar na história de uma forma profunda. Esse conto me foi sugerido por um colega, durante o Seminário, e me surpreendeu muito”, recorda padre Daniel.
Padre Daniel Ramos sempre gostou de ler e diz que apesar de ter sido escrito no século 19, “Padre Sérgio” é uma obra atual e não apresenta dificuldades em sua leitura. “Gosto muito de aprender ouvindo as pessoas, mas como muitas delas viveram há muito tempo, temos a possibilidade de ter ainda essa comunicação por meio dos livros que escreveram.”