Diaconato Permanente: encontros vocacionais online recomeçam a partir de 25 de julho

Os Encontros Vocacionais para o Diaconato Permanente, na Arquidiocese de Belo Horizonte, serão retomados no dia 25 de julho, inicialmente, por videoconferência. Os próximos encontros vocacionais serão nos dias 29 de agosto, 26 de setembro, 31 de outubro, e 29 de novembro, sempre no último sábado do mês (no período da tarde).

Os participantes poderão ter acesso às publicações do material, online, na página do Diaconato Permanente, no site da Arquidiocese de Belo Horizonte (https://arquidiocesebh.org.br/diaconatopermanente/vocacional/encontro-vocacional). A iniciativa contribui para que o vocacionado conheça melhor a proposta do Diaconato Permanente, neste momento em que todos ainda devem permanecer por maior tempo possível em suas casas. Não é necessário inscrição, nem candidatura prévia.

Encontros Vocacionais

Os encontros são abertos a todos que queiram conhecer a proposta do diaconato permanente na Arquidiocese de Belo Horizonte. Não é necessário inscrição, nem candidatura prévia. Contudo, todos os vocacionados, que já se manifestaram formalmente, são convocados, pois estes encontros são necessários no processo de amadurecimento vocacional. Oportunidade para apoiar o discernimento da vocação, esclarecer dúvidas, assimilar a diretriz do diaconato permanente na Arquidiocese de Belo Horizonte, conviver com os irmãos de caminhada. A participação das esposas é MUITO recomendada.

Requisitos Mínimos para Ordenação

a – Idade mínima de 35 anos, para casados e solteiros. Para os casados, observar também um tempo mínimo de Matrimônio de 5 anos.
b – Iniciação Cristã completa: Batismo, Crisma, Eucaristia. Para os casados, é indispensável o Matrimônio religioso realizado de forma canônica.
c – Experiência mínima de 5 anos em trabalho pastoral ou social (como voluntariado em ONGs, por exemplo).
d – Domicílio canônico na Arquidiocese de Belo Horizonte.
e – Condições de saúde física e psíquica compatíveis com as atividades previstas.
f – ensino médio completo (segundo grau)

Em caso de dúvidas, envie um e-mail com sua pergunta para diaconatobh@arquidiocesebh.org.br