Dia Nacional do Surdo: 26 de setembro

A Pastoral do Surdo da Arquidiocese de Belo Horizonte e toda a comunidade celebram, no dia 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo. Durante o mês de setembro, a programação especial do Setembro Azul, foram realizados diversos eventos. O principal objetivo desta data é desenvolver a reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade. Atualmente, estima-se que existam aproximadamente 45 milhões de brasileiros com algum grau de deficiência auditiva.

No dia 25 de novembro, a capelania da Pastoral do Surdo da Arquidiocese de Belo Horizonte completa 25 anos de atuação. A luta das pessoas com surdez também é relembrada no dia 30 de setembro, quando se celebra o Dia Internacional do Surdo.

O Dia Nacional do Surdo foi oficializada por meio da Lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008. A data lembra a criação da primeira Escola de Surdos no Brasil, criada na cidade de Rio de Janeiro, em 26 de setembro de 1857. Na época, o Imperador Dom Pedro II convidou o professor surdo E. Huet, da França, a vir ao Brasil lecionar aulas para crianças surdas.

Uma das principais conquistas dos surdos ao longos dos anos foi o reconhecimento nacional da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), através da lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e do Decreto nº 5.626/2005.