Dia Mundial dos Pobres: dom Walmor almoça com moradores de rua

Um momento marcado pela alegria e partilha foi vivido durante a peregrinação das pessoas com trajetória de rua ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, na manhã de domingo, dia 19 de novembro. Logo após a Missa celebrada na Basílica Ermida da Padroeira de Minas Gerais – Nossa Senhora da Piedade -, o Arcebispo se reuniu com os peregrinos acompanhados pela Pastoral de Rua da Arquidiocese de Belo Horizonte para um almoço, oferecido pelo Santuário.

Foi um encontro alegre, com música ao vivo – alguns peregrinos tiveram a oportunidade de apresentar seus dons artísticos, cantando músicas de variados ritmos. Junto com os funcionários do Santuário, dom Walmor ajudou a servir o almoço, pouco tempo depois de ter presidido um breve momento de oração.

Em clima descontraído, todos confraternizaram – um bonito momento que concluiu a programação do Dia Mundial dos Pobres na Arquidiocese de Belo Horizonte. Essa programação começou no dia 15, com Missa no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição – Bairro Lagoinha, também com a presença de pessoas em situação de rua. No dia 16, foi realizado mutirão para orientações jurídicas e ações psicossociais dedicadas aos mais pobres, no Parque Municipal, Centro de Belo Horizonte.

O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo Papa Francisco na conclusão do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, a partir da Carta Apostólica intitulada “Misericórdia e Mísera”. A data é celebrada no 33º domingo do tempo comum, 19 de novembro, neste ano. O Dia Mundial dos Pobres, em sua primeira edição, teve como tema “Não amemos só com palavras, mas com ações de verdade” (1 Jo 3,18).