Momentos especiais de acolhimento aos irmãos pobres foram preparados para a 7ª Jornada pelo Dia Mundial dos Pobres na Arquidiocese de Belo Horizonte, vivenciada entre os dias 12 e 19 de novembro.
Na sexta-feira, 17 de novembro, refeições preparadas com carinho e afeto na cozinha da Catedral Cristo Rei, pela iniciativa Dai-lhes vós mesmos de comer, serão partilhadas com nossos irmãos que vivem nas ruas e que enfrentam a fome e a escassez. O almoço traz um cardápio adaptado e nutritivo para os dias de intenso calor, acompanhado por garrafas de água fresca.
No dia 19 de novembro, Dia Mundial dos Pobres, a Santa Missa em Ação de Graças será celebrada, às 10h30, na Catedral Cristo Rei, nossa Igreja-Mãe.
Saúde, cultura e pão
A paróquia Cristo Sol Nascente da Arquidiocese de Belo Horizonte vivencia a Jornada pelo Dia Mundial dos Pobres com importantes ações, no sábado, 18 de novembro. A partir das 9h haverá atividades para crianças e adolescentes em uma Rua do Lazer. Ao mesmo tempo acontecem atendimentos de atenção à saúde, como exames oftalmológicos, aferição da pressão, fisioterapia e educação física, atendimento psicológico, orientações com nutricionistas.
Às 12h haverá partilha de refeições, seguida por atendimento jurídico e palestras sobre a saúde, além de momento cultural com apresentação de orquestra e coral.
A Paróquia Cristo Sol Nascente fica na Rua dr. Paulo Souza de Lima – Bairro Sol Nascente, Ibirité.
Acolhimento e partilha
No dia 9 de novembro, o Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental (Veaspam) da Arquidiocese de Belo Horizonte promoveu ações dedicadas à espiritualidade, à cidadania e ao cuidado pessoal, além de atendimento jurídico e psicológico, serviços de saúde, partilha de alimentos e outras iniciativas na Serraria Souza Pinto (Avenida Assis Chateaubriand, 889 – Centro).
Escuta e fraternidade
O Dia Mundial dos Pobres foi celebrado na Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) por meio de ações sociais conduzidas pelo bispo auxiliar dom Nivaldo e integrantes do setor social da Rensa, entre os dias 9 e 16 de novembro. As ações aconteceram em Betim, Contagem, Sarzedo e Esmeraldas, em uma unidade prisional, paróquias, obras sociais amparadas por comunidades de fé da região ou pastorais, momento para a realização de fraterna escuta.
A Igreja no Brasil, por meio das Pastorais Sociais e Organismos vinculados à Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast-CNBB), promove a 7ª Jornada Mundial dos Pobres, em preparação ao Dia Mundial dos Pobres, que ocorre de 12 a 19 de novembro.
A reflexão central do Dia Mundial dos Pobres – celebrado no domingo, dia 19 de novembro de 2023 – proposta pelo Papa Francisco – será: “Não desvies o rosto de nenhum pobre” (Tb 4,7).
A 7ª Jornada Mundial dos Pobres tem como tema: “Olhe para mim!” e o lema “Não desvies o rosto de nenhum pobre” (Tb 4,7). A identidade visual para esta jornada em forma de mosaico, indica a necessidade de conectar os povos dos campos, das cidades, das florestas, das águas, na interligação com a Casa Comum.