Dia dos Sacerdotes – 4 de agosto

4 de agosto é uma data muito especial para a Igreja em todo o mundo: é a celebração do dia de São João Maria Vianney, o patrono dos sacerdotes.

A Arquidiocese de Belo Horizonte parabeniza os queridos padres pelo trabalho pastoral dedicado à Igreja e ao próximo, lembrando um trecho do artigo do Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, "O dom do sacerdócio dom":

"O Santo e abnegado São João Maria Vianney (Santo Cura d’Ars), foi escolhido para ser o patrono de todos os sacerdotes - atualmente mais de 400 mil em todo o mundo. Uma escolha feita para iluminar a compreensão da figura do sacerdote como dom. Escolha feita por ocasião do 150º ano de partida de São João Maria Vianney para a casa de Deus, na vida eterna - ele que é o exemplo concreto, sempre atual e inspirador, de como fazer desta dádiva do sacerdócio um dom.

O dia de hoje é de festa, sem triunfalismos, pela alegria do dom do sacerdócio. Numa grande rede de ternura e amor, recordando sacerdotes amigos, servidores, presença de Deus nas suas vidas. Aceite o convite para participar dessa festa, com um gesto simples e significativo, demonstrando gratidão e amor ao seu sacerdote conhecido, amigo: com uma oração, com um telefonema, um contato por meio eletrônico, uma carta, um abraço, ou a presença na celebração eucarística. Tudo fecundado por lembranças de empenhos abnegados, proféticos. Lembranças de palavras e gestos do dom do sacerdócio dom."

Leia o artigo na íntegra