Nessa quinta-feira, 10 de agosto, dia dedicado a São Lourenço, Padroeiro dos diáconos, o arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo e o bispo auxiliar, dom Nivaldo dos Santos, acolheram os diáconos e suas esposas na Catedral Cristo Rei.
Dom Walmor sublinhou a importância de cada diácono para a evangelização. A Celebração Eucarística dedicada à Renovação das Promessas Diaconais de Diáconos e Esposas foi presidida por dom Nivaldo. A Santa Missa também foi celebrada em Ação de Graça pelo término do primeiro semestre e início do segundo semestre do período escolar da Escola Diaconal.
No dia especial, a família diaconal que se coloca a serviço do povo de Deus, também partilhou agradável confraternização no Convivium Cristo Rei.
Conheça a história de São Lourenço
São Lourenço, o santo espanhol, também conhecido como Lourenço de Huesta ou Valência. Nasceu em 225 e morreu martirizado em 258, no dia 10 de agosto, em Roma. Está entre os diáconos do início da Igreja de Roma. Eles eram considerados os guardiões dos bens da Igreja e auxiliares dos pobres.
São Lourenço foi ajudante do Papa Sisto II e responsável por um centro dedicado aos pobres. Depois da morte do Papa, o imperador exigiu que a Igreja lhe entregasse todos os seus bens, dentro de três dias. Vencido o prazo, São Lourenço apresentou os pobres que eram auxiliados pela Igreja e disse ao imperador: Estes são os bens da Igreja. Valeriano, então, com muita raiva, ordenou que Lourenço fosse queimado vivo.
O santo manteve a alegria no momento da execução, mostrando sua profunda fé na vida eterna, no encontro com Jesus Cristo.