Arquidiocese de BH > Notícias > Dia de São Joaquim e Sant`Ana: “A oração dos idosos e dos avós é um presente para a Igreja”, diz Papa Francisco
Dia de São Joaquim e Sant`Ana: “A oração dos idosos e dos avós é um presente para a Igreja”, diz Papa Francisco
Os pais da Virgem Maria (São Joaquim e Santa Ana), que a Igreja recorda em 26 de julho, “acompanham” a 37ª viagem apostólica do Papa Francisco ao Canadá. O povo canadense é muito ligado, em particular, à mãe da Virgem e hoje o Papa participará de especial peregrinação ao Lago de Santa Ana, ao norte da Província de Alberta. Os católicos vêm fazendo esta peregrinação desde o final do século 19. Este lago, onde uma missão católica nasceu, em 1842, é conhecido pelos indígenas como um lugar de cura. “Me dá alegria, por exemplo, pensar na veneração a Santa Ana, avó de Jesus. Hoje, precisamos reconstruir uma aliança entre avós e netos, entre idosos e jovens, premissa fundamental para uma maior unidade da comunidade humana”, ensinou o Pontífice.
Na Santa Missa celebrada neste dia 26 , em Edmonton, no Canadá, o Papa Francisco rezou: “Joaquim e Ana intercedam por nós! Ajudem-nos a guardar a história que nos gerou e a construir uma história geradora. Que eles nos lembrem a importância espiritual de honrar os nossos avós e os nossos idosos, aprender com a sua presença para construir um futuro melhor: um futuro onde os idosos não sejam descartados porque ‘já não são de utilidade’; um futuro que não julgue o valor das pessoas só pelo que produzem”, disse o Papa Francisco.
A oração dos idosos
O Evangelho “vem ao nosso encontro com uma imagem muito bonita e encorajadora” dos avós de Jesus. O Papa Francisco lembrou isso na Audiência Geral de 11 de março de 2014. O Evangelho diz “que eles esperavam a vinda de Deus todos os dias, com grande fidelidade, por longos anos. Eles realmente queriam ver aquele dia, para pegar seus sinais, para sentir o seu início. “Quando Maria e José foram ao templo para cumprir as medidas da Lei, Simeão e Ana se emocionaram, animados pelo Espírito Santo. O peso da idade e da espera desapareceu em um momento. Eles reconheceram o Menino, e descobriram uma nova força, para uma nova tarefa: agradecer e testemunhar por este Sinal de Deus. Simeão improvisou um belo hino de júbilo (cf. Lc 2:29-32) – ele foi um poeta naquele momento – e Ana tornou-se a primeira pregadora de Jesus”. O Papa Francisco nos exorta a seguir na esteira “desses idosos extraordinários”: “A oração dos idosos” – disse ele – “e dos avós é um presente para a Igreja, é uma riqueza! Uma grande injeção de sabedoria também para toda a sociedade humana: especialmente para aquela que está muito atarefada, muito ocupada, muito distraída”.