Dia de São Joaquim e Sant`Ana: “A oração dos idosos e dos avós é um presente para a Igreja”, diz Papa Francisco

A oração dos idosos

O Evangelho “vem ao nosso encontro com uma imagem muito bonita e encorajadora” dos avós de Jesus.  O Papa Francisco lembrou isso na Audiência Geral de 11 de março de 2014. O Evangelho diz “que eles esperavam a vinda de Deus todos os dias, com grande fidelidade, por longos anos. Eles realmente queriam ver aquele dia, para pegar seus sinais, para sentir o seu início. “Quando Maria e José foram ao templo para cumprir as medidas da Lei, Simeão e Ana se emocionaram, animados pelo Espírito Santo. O peso da idade e da espera desapareceu em um momento. Eles reconheceram o Menino, e descobriram uma nova força, para uma nova tarefa: agradecer e testemunhar por este Sinal de Deus. Simeão improvisou um belo hino de júbilo (cf. Lc 2:29-32) – ele foi um poeta naquele momento – e Ana tornou-se a primeira pregadora de Jesus”. O Papa Francisco nos exorta a seguir na esteira “desses idosos extraordinários”: “A oração dos idosos” – disse ele – “e dos avós é um presente para a Igreja, é uma riqueza! Uma grande injeção de sabedoria também para toda a sociedade humana: especialmente para aquela que está muito atarefada, muito ocupada, muito distraída”.