Deus se comunica conosco - artigo de Neuza Silveira

Ouça o conteúdo

A Bíblia é instrumento para nossa comunicação com Deus. A escuta da Palavra nos ajuda a construir o diálogo com Deus e com nossos irmãos. Faz parte da nossa essência de vida o desejo de comunicar. Pode ser uma comunicação superficial ou profunda. A comunicação é profunda entre as pessoas que se amam, se querem bem. Elas se abrem e se “revelam”, como também estimulam e incentivam a outra. Nós nos comunicamos por palavras, gestos, olhares, carícias.

Como Deus se comunica conosco?  Deus não se comunica diretamente, mas por intermédio de alguém, da natureza, fatos da vida… Deus se comunica por sinais. Isto acontece, de certo modo, também em nossa vida. O mais profundo do meu ser pode se tornar conhecido do outro somente se eu quiser me revelar. Se eu amo profundamente uma pessoa, mas não o demonstro, ela nunca saberá do meu amor. Mas, através de certos gestos ou sinais, ela pode percebê-lo: um sorriso, um abraço, um beijo, um presente, uma palavra, uma gentileza, um serviço prestado… Esses gestos exteriores revelam o que está dentro de mim.

Assim é Deus. Através de gestos ou sinais ele se revela, revela seu amor, sua amizade, sua grandeza, seu poder. Faz-se necessário estarmos sempre atentos para perceber seus sinais.

 

A natureza 

Um sinal que muito nos fala de Deus é a natureza, o universo que nos cerca e nos impressiona. Diz o livro da Sabedoria: “São insensatos os que desconhecem a Deus e não reconhecem o Artista através das suas obras” (Sb 13,1). As maravilhas escondidas nas mínimas coisas nos causam admiração: um átomo, um inseto, uma gota d’água.

Percebemos a organização do grande universo: milhares de leis que fazem com que tudo corra perfeitamente; sentimos a grandeza e o poder de Deus e balbuciamos: “O que é o homem diante de Deus? Menos que um grão de areia, menos que uma gota d’água no mar imenso”.

Diz a Bíblia: “Deus criou o homem à sua imagem; criou-os homem e mulher” (Gn 1,27). O ser humano revela Deus de um modo especial. É pelo amor humano que vamos entender algo do amor de Deus. É por tudo que é bom no ser humano que entendemos a bondade de Deus. É pela capacidade que o homem tem de criar, de raciocinar, de intuir, que entendemos algo do mistério de Deus.

Homem e mulher são chamados a revelar Deus a seus semelhantes. Infelizmente, nem sempre correspondem à sua vocação. Em vez de ser sinal de Deus, são, muitas vezes, contra-sinal. Tornam escuro para o outro o caminho que leva a Deus e até afastam o outro de Deus.

O que diz a Bíblia? Vamos ler e comentar Gn 1 – 2,4.

Para entender os sinais de Deus, precisamos ter fé. Quem não tem fé, vê as mesmas coisas e participa dos mesmos acontecimentos, mas não lhes entende o sentido, não descobre neles a presença de Deus. É como a pessoa que não sabe ler. Vê as letras, os sinais, mas não sabe interpretá-los. Assim, a pessoa que não tem fé vê os sinais, mas nem sempre descobre Deus. Sentir a presença de Deus nos seus sinais, isto é “experiência de Deus”. 

Há momentos fortes em nossa vida em que “experimentamos” Deus. Convido você a fazer um momento de silêncio e, em seguida, rezar o Salmo 139,1-14: “Senhor, eu sei que tu me sondas…”.

 

Nosso agir

 

Estamos iniciando um novo ano que vem chegando cheio de desafios para nossa Arquidiocese de Belo Horizonte. Período de Assembleias que definirão novos rumos para nossas atividades. Como diz Dom Walmor: é hora de fecundar a comunhão para alcançar mais vigor na missão de Proclamar a Palavra, sempre inspirados pelo sábio conselho do apóstolo Paulo, dado a seu discípulo Timóteo, na carta que lhe escreveu: “Proclamar a Palavra, oportuna e inoportunamente” (2 Tm 4,2).

 

Vamos participar de nossas assembleias paroquiais, dar a nossa contribuição, nos disponibilizar para os trabalhos que elevam sempre mais as nossas pastorais. Vamos prestar atenção e ver onde encontramos Deus: onde se vive o amor, onde se sabe perdoar, onde se constrói a paz, onde se experimenta a grandeza da natureza nas pequenas coisas… Fique um pouco em silêncio e agradeça a Deus por seu sinal.

 

Neuza Silveira de Souza, Coordenadora do Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte.

 



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH