Desafios do Clero é tema de reunião dos bispos em Roma

Durante visita à Congregação para o Clero, presidida pelo cardeal dom Cláudio Hummes, nesta terça-feira, dia 15, os bispos foram saudados pelo Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente do Regional Leste 2 da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo. Abrindo os trabalhos, dom Dario Campos, bispo diocesano de Leopoldina e relator para a Congregação,  apresentou o relatório inicial, enfatizando as riquezas do clero regional, bem como seus desafios. O cardeal dom Cláudio Hummes expôs, em linhas gerais, as questões relativas ao clero, respondendo, em seguida, aos questionamentos propostos pelos bispos.

Outro compromisso, foi a reunião no Tribunal da Signatura Apostólica, quando o arcebispo metropolitano de Diamantina, dom João Bosco Óliver, sintetizou a situação geral dos tribunais existentes no Regional Leste 2 da CNBB. Em seguida, o arcebispo prefeito do Tribunal, Monsenhor Raymond, relatou a situação de cada um dos tribunais, constatando o empenho para a qualificação e ressaltando a necessidade de melhorar cada vez mais a formação dos servidores da justiça eclesiástica no Regional Leste 2 da CNBB. Dom Walmor Oliveira de Azevedo, lembrou que a PUC Minas já oferece um curso de especialização lato sensu em Direito Canônico.

No final da manhã, os bispos foram recebidos pelo embaixador do Brasil junto à Santa Sé, excelentíssimo senhor Luis Felipe Seixas, para um almoço que também contou com a presença do cardeal dom Cláudio Hummes. Na oportunidade, conversaram  sobre o tratado assinado e aprovado entre o Brasil e a Santa Sé.

Acompanhe as notícias da visita a Roma: Ad Limina, celebração na Basílica de São Pedro, Comissão para América Latina, roteiro de visitas, audiências reservadasreunião sobre os meios de comunicação católicos .