Depoimento: Cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo

“Eu já conhecia a Serra da Piedade e, de fato, é um lugar inspirador. Descendo daquela montanha sagrada, somos todos convidados a ir ao encontro dos nossos conhecidos levando no coração muita alegria, muito consolo, muito conforto que recebemos de Nossa Senhora da Piedade. Ela é mensageira da alegria da Boa Nova que nos faz confortar os que estão tristes, solidarizar-nos com os que sofrem, dar esperança a quem não tem horizontes. Ela nos lembra que, além de discípulos, somos também missionários.

Para mim, foi muito grato recordar, no dia da comemoração do jubileu da consagração do Estado e do povo de Minas Gerais ao patrocínio de Nossa Senhora da Piedade, o cardeal dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta. Dom Walmor quis que novamente o arcebispo de São Paulo, como 50 anos antes, tomasse a palavra, muito embora eu não tenha nascido em terras mineiras, mas compartilho com o cardeal Motta, como filho do Paraná e do Rio Grande do Sul, da mesma graça e devoção a Nossa Senhora da Piedade e do cuidado com o rebanho do Senhor que vive na Arquidiocese de São Paulo.

Na homilia da missa pelos 50 anos da padroeira do Estado mineiro, partilhei com os presentes uma experiência ímpar que tive naquela manhã, lá na Serra. Ao abrir a janela do quarto onde estava hospedado, às 6h20 da manhã, quis olhar em direção a Belo Horizonte. O sol começava a nascer, mas estava baixo, iluminando as montanhas de lado. E olhando para Belo Horizonte vi uma imensa sombra em forma de pirâmide que chegava aos pés da serra do Curral. Eu me perguntava ‘mas que sombra diferente é essa?’. Então, subindo um pouco o sol, vi que a sombra recuava. Percebi que era a sombra da Serra da Piedade, com seu Santuário, que se projetava sobre Belo Horizonte.

Durante o café, contei isso a dom Walmor e ele me disse: "Não, não foi uma sombra. É o manto de Nossa Senhora da Piedade que se estende do alto da serra sobre Belo Horizonte, por toda a capital e, por isso mesmo, em toda a Minas Gerais".

Lembrem-se sempre disso:
Nossa Senhora protege vocês! Deus os abençoe!

Cardeal dom Odilo Pedro Scherer
arcebispo metropolitano de São Paulo