De cavaleiro a Santo: Live nesta quarta-feira (24), às 16h

Neste mês de julho, a Live Geração Santa se dedica à vida de Santo Inácio de Loyola, líder espiritual e fundador da Companhia de Jesus, também conhecida como Ordem dos Jesuítas.

A Live será transmitida nesta quarta-feira, dia 24 de julho, às 16h, pelo canal do Youtube e Facebook da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Participa da reflexão o padre Carlos Henrique Corrêa Senna, pároco da Paróquia Santo Inácio de Loyola, do bairro Cidade Jardim, em Belo Horizonte.

Acompanhe esta reflexão sobre como os exemplos e ensinamentos de  Santo Inácio de Loyola podem ser vivenciados pela juventude nos dias de hoje!

Clique aqui e acompanhe a Live, ao vivo.

Santo Inácio de Loyola

Íñigo López de Loyola nasceu em 1491, em Azpeitia, país Basco. Foi enviado pelo pai a Castela, para viver na Corte de dom Juan Velazquez de Cuellar, ministro do rei Ferdinando, o Católico. Quando dom Juan morreu, Íñigo transferiu-se para a Corte de dom Antônio Manrique, duque de Najera e vice-rei de Navarra, participando da corporação para a defesa do castelo de Pamplona, onde foi ferido por um tiro de canhão em 1521, torando-se coxo por toda a vida. Sua longa convalescença foi para ele uma boa ocasião para ler a Lenda Dourada, de Tiago de Voragine, e a Vida de Cristo, de Ludolfo da Saxônia, o Cartusiano, textos que o influenciaram e o convenceram de que o único Senhor, que valia a pena seguir, era Jesus Cristo.

Peregrinação providencial

Decidido a ir em peregrinação à Terra Santa, Íñigo fez uma parada no Santuário de Montserrat, onde fez o voto de castidade, trocando as suas ricas vestes com as de um mendigo. Devia embarcar para a Itália, do porto de Barcelona, mas a cidade estava tomada por uma epidemia de peste. Por isso, teve que ficar em Manresa, onde vivenciou um longo período de meditação e isolamento. Neste período, escreveu uma série de conselhos e reflexões que foram a base para seus Exercícios Espirituais.

Quando chegou à Terra Santa, onde queria se estabelecer, o superior dos Franciscanos o impediu, considerando muito escassos seus conhecimentos teológicos. Logo, Íñigo voltou para a Europa e passou a estudar gramática, filosofia e teologia.

Em Paris, mudou seu nome para Inácio, em homenagem a Santo Inácio de Antioquia, do qual admirava seu amor por Cristo e a obediência à Igreja.

Na capital francesa, Inácio conheceu aqueles que seriam seus primeiros companheiros.

A Companhia de Jesus

Em 1538, o Papa Paulo III concedeu a aprovação canônica à Companhia de Jesus e foram enviados à Europa, à Ásia e ao mundo inteiro.

Um dos principais problemas enfrentados por Inácio foi a preparação cultural e teológica dos jovens: por isso, formou um corpo de docentes e fundou diversos colégios, que ao longo dos anos, adquiriram fama internacional, graças ao alto nível científico, e um programa de estudos, modelo também por institutos não religiosos.

Em Roma

Inácio permaneceu em Roma para coordenar as atividades da Companhia e cuidar dos pobres, órfãos e enfermos, a ponto de merecer o título de “apóstolo de Roma”.

Inácio morreu em 31 de julho de 1556. Seus restos mortais encontram-se sob o altar da Igreja de Jesus, no centro de Roma, um dos monumentos mais lindos da arte barroca romana.