Guardiões do Patrimônio Cultural: Dom Joel partilha momento de reflexão na aula inaugural

O bispo auxiliar dom Joel Maria dos Santos esteve com os jovens selecionados para a nova turma do projeto Guardiões do Patrimônio Cultural, neste sábado, 13 de agosto, para a aula inaugural, realizada no Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu).

O curso é promovido pela Arquidiocese de Belo Horizonte a partir da Pastoral da Cultura e da PUC Minas, sendo  uma oportunidade para jovens entre 15 e 25 anos. O objetivo do projeto  é propiciar às novas gerações o cuidado com os bens culturais e os princípios do bem viver, bem como capacitar jovens para que possam atuar em rede, criando, semeando e cultivando soluções para suas próprias comunidades. Os jovens terão acesso gratuito às aulas, a todo o material de estudos e ainda receberão uma bolsa durante 6 meses.

Na aula inaugural deste sábado, também estiveram presentes o curador do Muquifu, padre Mauro Luiz da Silva, e o professor Josimar Azevedo.

Preservação do patrimônio

A ação educativa, aprovada na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, tem o objetivo de atuar para a formação civil e cidadã de jovens sobre a importância da preservação do patrimônio cultural tangível e intangível de Belo Horizonte. O início das aulas está marcado para o dia 6 de agosto e o curso terá duração de um semestre, com aulas ocorrendo aos sábados, as quais serão intercaladas com visitas técnicas aos equipamentos culturais da cidade.

O Museu Muquifu fica na Rua Santo Antônio do Monte, 708 – no Bairro Santo Antônio, em Belo Horizonte.

Conheça o cronograma do curso

Veja algumas fotos deste momento especial: