Curso Celebrar a Eucaristia: oportunidade de formação teológica e litúrgica – Inscrições abertas

O curso “Celebrar a Eucaristia” tem o apoio do Anima PUC-Minas e quer ser uma oportunidade de formação teológico-litúrgica voltada para os agentes da Pastoral Litúrgica (Equipes de liturgia), agentes da Pastoral Catequética (catequistas), ministros da comunhão, ministérios litúrgicos leigos (leitores, cantores, acólitos) e demais cristãos interessados em celebrar mais profundamente o memorial do Senhor e comprometidos com a recepção da reforma litúrgica promovida a partir do Concílio Vaticano II.

As inscrições podem ser realizadas na secretaria da Paróquia de Santana, de 8 às 11hs e de 14 às 17hs pelo telefone: 31 – 25357831 Ou por email: contato@domusecclesiae.org

As aulas serão ministradas pelos liturgistas padre Danilo César, mestre em liturgia pelo Pontifício Instituto Litúrgico de Roma e padre Márcio Pimentel, pós-graduado em liturgia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Eventualmente poderá ser convidado algum professor, a critério da coordenação. O curso tem como marco referencial a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II e a teologia decorrente deste Concílio.

Observação

O curso não objetiva a formação dos participantes com vistas ao percurso acadêmico, mas com vistas à pastoral e à espiritualidade. Contudo, a coordenação busca viabilizar uma forma de certificação ligada a alguma instituição de ensino de teologia.

O curso inicia-se no dia 13 de fevereiro e será concluído no dia 2 de julho, sempre aos sábados, das 9h às 12hs, nas dependências da Paróquia de Santana, na rua Bernardo Figueiredo, 131 – Bairro Serra.  São 19 encontros e 57 horas.

Não é exigida nenhuma qualificação prévia. Contudo, recomenda-se, contudo, que os inscritos  sejam participantes ativos de alguma comunidade eclesial católica.

Conteúdo

Questões introdutórias do curso: apresentações, conteúdo, método, percurso e suas Atividades; Elementos da antropologia litúrgica: ritualidade e celebração; Conceitos chave necessários para a teologia eucarística; Assembleia litúrgica e sua natureza; Ritos iniciais – elementos essenciais e ritos finais; Ritos iniciais – elementos intercalados; Rito da Palavra: revelação no contexto ritual da eucaristia; Estrutura ritual do lecionário; Hermenêutica dos textos bíblico-litúrgicos; Cantos interlecionais e homilia; Profissão de fé e Oração dos fiéis; Narrativas da Instituição; Estrutura geral do rito eucarístico; Epiclese e anamnese; Estrutura geral das anáforas; O Cânon Romano; Rito de apresentação das oferendas e o rito da comunhão.