Curso Bíblia em Comunidade: Um jeito diferente de estudar e entender a Bíblia

O Serviço de Animação Bíblica (SAB/Paulinas)  está com inscrições abertas para  o curso “Bíblia em Comunidade”, uma proposta que integra o conhecimento e experiência da Palavra de Deus.

O conteúdo é direcionado a lideranças, agentes de pastorais e pessoas interessadas numa formação bíblica consistente e integral, e que buscam se qualificar as para se tornarem agentes multiplicadores da Palavra, por meio da experiência e do conhecimento, a fim de colaborarem na formação bíblica em suas comunidades e pastorais.

Inscrições e informações:

SAB – Serviço de Animação Bíblica
Av. Afonso Pena, 2142 – Funcionários
30130-007 – Belo Horizonte-MG
sab.contato@paulinas.com.br

Um jeito diferente de estudar e entender a Bíblia

“Eis que virão dias, – oráculo do Senhor – em que enviarei fome à terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir a Palavra do Senhor”. (Am 8,11)

“A Igreja, especialmente a partir do Concílio Vaticano II, com o documento “Dei Verbum” (que neste ano, celebramos 50 da sua existência), nos convida a rezar, conhecer e amar as Sagradas Escrituras, a fim de que se torne fonte da vida de todo cristão”, afirma a diretora do Serviço de Animação Bíblica, a irmã paulina Elisabete Corazza. “A nossa Arquidiocese – ressalta a religiosa – confirmou esta opção na “IV Assembleia do Povo de Deus”, destacando a “primazia da Palavra”, afim de que as comunidades possam nascer e se fortaleçam, na certeza de que cada um de seus membros tenha a centralidade no projeto de Deus.

Não basta ir à Missa ou participar de alguns encontros para conhecer e compreender a Palavra de Deus, faz-se necessário uma formação organizada, que ofereça uma compreensão global, progressiva e sistemática da Bíblia

“Porém, conhecer a Bíblia não é uma tarefa simples, levou-se mais de 1.000 anos para ser escrita, além de todo o período de tradição oral. Portanto, precisamos conhecer o contexto histórico, geográfico e literário destes textos, para compreender a experiência de fé que contêm nos escritos bíblicos. Isto é suma importância para não realizarmos simplesmente uma leitura fundamentalista ou espiritualizada, sem levar em conta todos os aspectos da vivência do Povo da Bíblia, compreendendo a sua história e a ação de Deus, e ainda, nos deixando iluminar também a nossa caminhada, a história salvífica de nossos tempos” – reflete Irmã Elisabete.

Neste contexto, a partir de 1997, o Serviço de Animação Bíblica – SAB/Paulinas, criou o “Projeto Bíblia em Comunidade”, coordenado pela Irmã Romi Auth, fsp. A metodologia integra o conhecimento dos textos sagrados, hermenêutica bíblica a partir da realidade atual com metodologia participativa. O projeto contempla a produção de livros, material bíblico e cursos de formação bíblica. Afinal, não basta ir à Missa ou participar de alguns encontros para conhecer e compreender a Palavra de Deus, faz-se necessário uma formação organizada, que ofereça uma compreensão global, progressiva e sistemática da Bíblia. E esta formação é dirigida às lideranças de comunidades, catequistas, as leigas e leigos que desejam uma formação sólida e progressiva para que possam contribuir na animação bíblica das pastorais.

O curso Bíblia em Comunidade, com duração de 4 anos, está organizado em  três níveis: Visão Global da Bíblia, Teologias Bíblicas e Bíblia como Literatura. No primeiro ano do curso, a  Visão Global da Bíblia, estuda as grandes etapas da História do Povo de Deus, situado no seu contexto histórico, político, social, religioso, nos quais os escritos bíblicos nasceram ao longo de mais de mil anos. O Segundo nível das Teologias Bíblicas, com duração de 2 anos, estuda a visão de Deus que perpassa as Escrituras tanto do Primeiro quanto do Segundo Testamentos, sob 18 enfoques diferentes a começar pela Teologia do Êxodo. O terceiro e último nível a Bíblia como Literatura, um ano de caminhada, abordam as formas e os gêneros literários presentes na Bíblia com os diferentes métodos de estudo da Bíblia.

Na última etapa do estudo, cada cursista é convidado a fazer sua experiência prática, elaborando um projeto de formação bíblica, onde encontram abertura e possibilidade de compartilharem e dividirem a experiência e o conhecimento da Palavra em suas comunidades ou paróquias que atuam ou em outros campos de ação.

Além do estudo e aprofundamento bíblico, os cursistas aprendem e exercitam a Leitura Orante da Palavra. O objetivo da Leitura Orante é o encontro pessoal com Deus, por meio da sua Palavra. O encontro com Deus remete-nos a nós mesmos, ao outro e ao mundo. “A Leitura Orante é uma oração essencialmente bíblica e não devocional. Ela nos transforma, engaja na comunidade e nos compromete com a transformação de nós mesmos e do meio em que vivemos e atuamos. Ela não nos deixa na estagnação e numa fé infantil, pois, nos desperta para o interesse em conhecer mais e melhor a Palavra de Deus”, explica a irmã paulina.

Neste ano de 2015, no ano do Centenário de fundação das Irmãs Paulinas, a congregação inicia a 13ª turma do Curso “Bíblia em Comunidade”. O curso tem a periodicidade de um final de semana por mês, porém no primeiro nível, na Visão Global da Bíblia, oferece a modalidade quinzenal (às terças-feiras)

“Como discípulos missionários de Jesus Cristo, somos desafiados a tomar a Bíblia em mãos: lê-la, estudá-la, aprofundá-la, familiarizando-se com ela, a ponto de se enamorar dela numa busca sincera de traduzi-la para a vida, abrindo-se para a missão de multiplicá-la em meio ao povo, nas diferentes pastorais e campos de ação”, conclui Irmã Elisabete Corazza.