No centro de acolhida, o incentivo à criatividade
A Paróquia São Sebastião, na Comunidade Católica Villaregia, no bairro Betânia, tem amplo trabalho social que busca a atender as necessidades dos diversos segmentos da comunidade, especialmente, os mais necessitados. As atividades relacionadas à evangelização, cultura, saúde e formação cidadã são desenvolvidas no Centro Cultural e Esportivo, no Centro de Acolhida e nas dependências da igreja matriz.
O Centro de Acolhida, criado em 1987, atende, anualmente, 225 crianças e adolescentes que recebem alimentação, apoio pedagógico e lazer. O trabalho é organizado e realizado por 25 funcionários e 21 voluntários,
Na farmácia da igreja, medicamentos doados pela comunidade são repassados para aqueles que necessitam |
Para ajudar a manter a obra, é realizado um bazar, mensal, com 15 voluntários, entre os quais, Toninho e sua mulher Giselda Aparecida Nery Nascimento . “Eu e minha esposa fazemos parte dessa equipe de voluntários e do Encontro de Casais com Cristo (ECC) que colabora com doação de alimentos para as crianças. É uma espécie de retribuição, pois realizamos nossos encontros de final de semana no Centro de Acolhida. Sempre que podemos, também promovemos eventos beneficentes em prol da obra.”
Toninho e Giselda: dedicação às obras sociais da Paróquia |
Também funciona na Paróquia um serviço da Prefeitura que orienta famílias sobre a aquisição da casa próprial.
A Pastoral Carcerária é outro projeto importante que acompanha não só os presos, mas seus familiares. Eles recebem apoio espiritual, jurídico e até material, como a doação de cestas básicas.O serviço conta com a boa vontade de seis voluntários .
O Centro Cultural e Esportivo da Paróquia oferece cursos profissionalizantes, aula de violão, e pré–vestibular |
Na mesma linha de atuação, a Pastoral da sobriedade procura ajudar não só os dependentes mas, especialmente, as famílias. É o que revela Giselda Aparecida, que faz parte do grupo. Segundo ela, na Paróquia também são atendidas famílias e dependentes de outras regiões. Um grupo dos Alcóolicos Anônimos também se reúne na Casa de Acolhida.
Já a farmácia paroquial recebe doação de medicamentos e os repassa para a comunidade, com a supervisão de um farmacêutico voluntário. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 9h às 11h. No mesmo local, há um setor para aluguel de muletas, cadeiras de roda, bengalas e outros equipamentos, por um valor simbólico.
No Centro Cultural e Esportivo da Paróquia São Sebatião, são oferecidos cursos profissionalizantes, aula de violão, e pré–vestibular. Lá também há uma biblioteca aberta a toda comunidade.
Crianças da comunidade aprendem vários estilos de dança, entre eles, o balé clássico
Os jovens têm acesso a danças modernas
As aulas de música reúnem os jovens da comunidade no Centro Cultural
Adolescentes aprendem técnicas de preparação para apresentações teatrais