Cristãos perseguidos: oração no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – 5 de agosto

A Igreja Católica, no mundo inteiro, intensifica suas orações, no dia 5 de agosto, por todos os cristãos perseguidos. Na Arquidiocese de Belo Horizonte, peregrinos vão se reunir no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, para esse especial momento de preces, às 8h. Na oportunidade, representantes da comunidade síria que vivem em Minas Gerais vão agradecer ao povo mineiro pela acolhida. Na celebração, eles planejam entoar um cântico em árabe.

Muitos sírios passaram a residir na Capital Mineira a partir de 2014, em razão da guerra civil que atinge a Síria.

Dia Mundial de Oração pelos cristãos perseguidos

A Igreja Católica dedica um dia para rezar pelos cristãos perseguidos desde 2015, sempre no início de agosto. A data faz referência ao dia 4 de agosto de 2014, quando cerca de 100 mil cristãos tiveram de abandonar suas casas na Planície de Nínive, no Iraque, expulsos pelos extremistas do grupo Estado Islâmico. Eles fugiram a pé, somente com as roupas do corpo, sem água, comida, medicamentos e um lugar para ficar. Assim que recebeu as primeiras informações na manhã do dia 7 de agosto, a Fundação Pontifícia de Ajuda à Igreja que Sofre, com sede no Vaticano, mobilizou seus benfeitores e iniciou campanhas e projetos para socorrer os perseguidos e refugiados.